Amigos e familiares se despedem do ator Nelson Xavier no Rio
O ator Nelson Xavier morreu na madrugada de quarta, 10, em Uberlândia (MG), aos 75 anos.
Amigos famosos compareceram ao velório do ator Nelson Xavier, nesta quinta-feira, 11, no cemitério do Caju, zona portuária do Rio de Janeiro.
Depois de ficar por quase uma hora na capela, Othon Bastos falou com a imprensa sobre a perda do companheiro de trabalho. "É muito dizer alguma coisa ao ver um amigo partindo. Na verdade, não é uma despedida e sim um até logo", lamentou.
Abalada, a atriz Maria Ceica, não deu nenhuma declaração. Stepan Nercessian lembrou de Nelson como uma referência. "Ele era um pouco mais velho que eu, sempre o olhei como um grande ator, era uma referência para mim", recordou.
Nelson ,75 anos, morreu na madrugada dessa quarta em um hospital de Uberlândia, cidade do médium Chico Xavier, um dos seus personagens mais marcantes no cinema. O ator nasceu em São Paulo, mas morou boa parte da vida no Rio de Janeiro. Em 2014, durante o Festival de Gramado, o artista contou que fez tratamento contra o câncer de próstata em 2004 e que tinha vencido a doença. Foi lá também que recebeu o prêmio de melhor ator com o longa "A despedida".
Nelson já vinha sendo tratado em uma clínica de geriatria na cidade mineira. Na terça, 9, ele foi encaminhado da clínica para o Hospital Santa Genoveva. A morte do ator aconteceu por volta das 0h45 do dia seguinte após o agravamento de uma doença no pulmão.
O ator deixou um filme inédito pronto, com data de estreia prevista para 25 de maio. Ele é protagonista de “Comeback: um matador nunca se aposenta”. Erico Rassi, que dirigiu Nelson no filme, falou um pouco sobre como foi trabalhar com o artista. "Foi a mesma coisa que um treinador iniciante treinar um craque. Como se um técnico iniciante treinasse um Pelé. Ele passava muito de sua experiência durante os intervalos", disse Rassi durante o velório do amigo. No filme, Nelson interpreta Amador, um ex-pistoleiro aposentado e relegado ao ostracismo.
Angelo Antônio, que dividiu o personagem Chico Xavier com Nelson no cinema, disse que "foi um privilégio participar desse momento dele. Um grande aprendizado", sobre atuar com Xavier. Antônio Pitanga também compareceu ao velório.
O ator foi cremado às 16 horas, em uma cerimônia reservada somente para a família. Os fãs de Nelson Xavier podem conferir ainda seu trabalho na novela 'Senhora do Destino", em reprise na TV Globo.