Alexandre de Moraes exige esclarecimentos sobre operação no Rio e convoca governador Cláudio Castro para audiência
Ministro do STF exige esclarecimentos sobre a letalidade policial com 132 mortos no Rio e o cumprimento das regras da ADPF das Favelas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, apresente explicações detalhadas sobre a Operação Contenção, que resultou em pelo menos 132 mortes,segundo a Defensoria do Rio,nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte da capital fluminense.
A operação também gerou fortes manifestações de figuras públicas, entre elas Fátima Bernardes, Bruna Marquezine e Xamã, que usaram as redes sociais para expressar indignação e pesar diante da tragédia.
A audiência foi marcada para o dia 3 de novembro, no próprio Rio de Janeiro, e deverá contar com representantes do governo estadual, do Ministério Público, e de entidades ligadas aos direitos humanos. A decisão foi divulgada na quarta-feira (29) e faz parte da ADPF das Favelas, processo que busca reduzir a letalidade policial em comunidades do estado.
Operação deixa rastro de mortes e revolta na população
De acordo com balanço divulgado pelas forças de segurança, 58 pessoas morreram em confronto com a polícia, quatro policiais também perderam a vida e dezenas de corpos foram encontrados em uma área de mata no Complexo da Penha. A operação, realizada na última terça-feira (28), tinha como objetivo cumprir 180 mandados de busca e apreensão e 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará. Segundo o governo, a ação buscava conter a expansão da facção criminosa Comando Vermelho.
Apesar da justificativa oficial, o clima nas comunidades é de luto...
Matérias relacionadas
Pastor morre ao vivo em culto online no Rio Grande do Sul: TUDO o que se sabe sobre o caso