Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

30 anos de Marília Mendonça: Relembre a tragédia que tirou a vida da cantora

SAUDADE ETERNA! 30 anos de Marília Mendonça teriam sido comemorados nesta última terça-feira, 22; veja

23 jul 2025 - 12h28
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta terça-feira, 22, Marilia Mendonça estaria completando seus louvados 30 anos de idade se sua vida não tivesse sido interrompida pelo trágico acidente aéreo em 2021. Nesse dia especial, a equipe da cantora publicou uma homenagem tocante nas redes sociais: "Não há sequer uma rua, uma casa, um dispositivo móvel ou um coração em que Marília não esteja presente. Marília, hoje é seu dia e você está aqui", dizia um trecho.

SAUDADE ETERNA! 30 anos de Marília Mendonça teriam sido comemorados nesta última terça
SAUDADE ETERNA! 30 anos de Marília Mendonça teriam sido comemorados nesta última terça
Foto: feira, 22; veja / Mais Novela

Relembre o trágico acidente

Era dia 5 de novembro de 2021, final da tarde, quando o Brasil se chocou com a morte de Marilia Mendonça. cantora estava em um ajtinho particular com mais quatro pessoas a caminho de Caratinga, em Minas Gerais, onde ela se apresentaria naquela noite. Porém, às 15h30 daquele dia, o corpo de Bombeiros recebeu um chamado para atender uma ocorrência de queda em um curso d'água na BR-474. O bimotou Beech Aircraft decolou por volta das 13h no aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, e caiu na cidade de Piedade de Caratinga, no Vale do Rio Doce, zona oeste do estado mineiro.

De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a aeronave bateu cotnra um cabo de uma torre de distribuição de energia, causando problemas técnicos no automovel. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) noticiou que o bimotos operava desde o incio de 2021 e havia realizado uma série de voos com problemas no para-brisa e registro de episódios em que o vidro estava embaçado, prejudicando a visibilidade em decolagens e pousos.

O Corpo de Bombeiros fez o resgate assim que receberam o chamado. Lá, encontraram o produtor Henrique Ribeiro, o tio e assessor Abicieli Silveira Dias Filho, o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o co-piloto Tarciso Pessoa Viana. Todos morreram no momento do choque.

O que causou o acidente?

Naquele ano, a Polícia Civil de Minas Gerais responsabilizou a tripulação pela queda. Segundo as investigações, o piloto e o copiloto realizaram a manobra errada no momento do pouso. Foram feitas três linhas de investigação (falha mecânica, mal súbito e atentado), e conclui-se uma "avaliação inadequada" por parte do piloto. Também foi descartada a possibilidade de falha mecânica após a entrega do relatório do Centro de Investigação e Prevenção a Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O Instituto Médico Legal (IML) descartou a hiótese do piloto ter sofrido um mal súbito no momento da queda, e também foi descartado embriaguez ou uso de drogas.

Delegados afirmam que a tripulação não respeitou o procedimento operacional da aeronave. Identificou-se um alongamento da chamada "perna do vento", que nada mais é que uma manobra feita em paralelo a pista de pouso, utilizada para garantir conforto e segurança dos passageiros.

Eles estavam em uma velocidade acima do ideal e sairam da área de segurança do aeroporto, colidindo com as torres de transmissão e ocasionando a queda. A investigação afirma que, provavelmente, a tripulação tinha conhecimento das torres por meio das cartas aeronáuticas e, assim, foi concluido que o piloto e o copiloto foram "negligentes e imprudentes", configurando um caso de três homicidios culposos. Como os agentes do crime morreram na queda, aplicou-se a chamada "extinção de punibilidade" e, assim, o caso foi arquivado.

Mais Novela
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade