Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Exposição de Monet no Masp é prorrogada; veja nova data

Com 32 telas do pintor impressionista, mostra 'A Ecologia de Monet' já recebeu 390 mil visitantes

13 ago 2025 - 19h46
(atualizado em 13/11/2025 às 17h07)
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo vai continuar respirando ares impressionistas. Sucesso de público no Masp, a exposição A Ecologia de Monet vai ser prorrogada. A mostra recebeu mais de 390 mil visitantes desde a inauguração, em 16 de maio.

A exibição, prevista para terminar em 24 de agosto, agora segue até 6 de setembro. A abertura da Bienal de São Paulo — para convidados, em 4 de setembro, e para o público, no dia 6 — é o principal motivo para decisão de prorrogar a exposição com 32 obras do artista Claude Monet.

A exposição traz ao Brasil obras de Monet pertencentes ao Museu de Arte da Filadélfia e ao Instituto de Arte de Chicago, nos Estados Unidos, ao Art Gallery of Ontario, no Canadá, ao Museu Kunst, da Suíça, e ao parisiense Museu d'Orsay, entre outros. Duas telas são de colecionadores e as restantes são do acervo do próprio Masp.

A expectativa dos curadores Fernando Oliva e Adriano Pedrosa e da assistente Isabela Ferreira Loures é de que a exposição supere o marco histórico de público do museu. O feito pertence a Tarsila Popular, em cartaz entre abril e julho de 2019, e que recebeu mais de 402 mil visitantes.

Fernando Oliva ressalta, no entanto, que bater recordes não é o objetivo principal da instituição. O museólogo reforça que o Masp está comprometido com "a produção de leituras instigantes e inéditas que levam debates inusitados ao público" a partir das exposições.

Exposição 'A Ecologia de Monet' foi prorrogada até 6 de setembro
Exposição 'A Ecologia de Monet' foi prorrogada até 6 de setembro
Foto: Taba Benedicto/Estadão / Estadão

O enfoque na relação de proximidade do pintor impressionista com a natureza resulta da escolha do eixo temático curatorial de 2025: Histórias da Ecologia. A partir dele, foram concebidas mostras, palestras e atividades que exploram as artes, a cultura visual e a crise climática.

A Ecologia de Monet foi organizada em cinco núcleos:

  • Os barcos de Monet: reunião de obras que retratam embarcações e cenas aquáticas
  • O Sena como ecossistema: abordagem do rio Sena, em Paris, como um organismo vivo e dinâmico
  • Neblina e fumaça: olhar sobre as atmosferas urbanas e os impactos da industrialização, evidenciados pela presença de névoa e poluição nas paisagens
  • O pintor como caçador: apresentação de Claude Monet como um observador ativo e participante da vida natural
  • Giverny: natureza controlada: perspectiva de que o jardim foi criado pelo artista como um ambiente moldado e cultivado especialmente para a prática pictórica
'A Ecologia de Monet' reúne 32 telas do artista francês
'A Ecologia de Monet' reúne 32 telas do artista francês
Foto: Eduardo Ortega/Divulgação / Estadão

Quem já visitou a mostra?

O Masp mapeou o perfil dos visitantes: 99% são brasileiros e 60% desse percentual mora na cidade de São Paulo. Visitantes do Mercosul, sobretudo da Argentina, também foram ao museu para ver a exposição do Monet.

Serviço - 'A Ecologia de Monet'

  • Quando: de terça a domingo. Terças, das 10h às 22h (entrada até as 21h); quartas e quintas, das 10h às 18h (entrada até as 17h); sextas, das 10h às 22h (entrada até as 21h); sábados, das 10h às 22h (entrada até as 21h); e domingos, das 10h às 18h (entrada até as 17h)
  • Onde: Avenida Paulista, 1.578, Bela Vista, São Paulo
  • Ingressos: R$ 75 (inteira). Grátis às terças e a partir das 18h de sexta
  • Data final: 6 de setembro
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade