Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet

Cantora criticou a reação do público após a estrela de Wicked proteger Ariana Grande de um fã invasor, apontando estereótipos que pintam mulheres negras como agressivas

30 nov 2025 - 16h15
(atualizado às 16h57)
Compartilhar
Exibir comentários

A cantora SZA usou as redes sociais nesta sexta-feira, 28, para fazer uma defesa contundente da atriz Cynthia Erivo, denunciando a onda de preconceito que a estrela de Wicked vem enfrentando durante a turnê de divulgação do filme.

SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet
SZA denuncia racismo e misoginia contra Cynthia Erivo após ataques na internet
Foto: CRÉDITO: Chris Haston/WBTV via Getty Images / Rolling Stone Brasil

O comentário de SZA surgiu em resposta à repercussão de um incidente ocorrido na Universal Studios em Singapura. Durante a passagem pelo tapete vermelho, um homem pulou a barreira de segurança e agarrou Ariana Grande. Enquanto a cantora ficou paralisada em choque, Erivo agiu rapidamente, empurrando o invasor para longe antes que a segurança o removesse.

Embora tenha protegido a colega, a atitude de Erivo gerou memes nas redes sociais que a caracterizaram como "guarda-costas" de Grande. As piadas contrastavam a imagem de Ariana como frágil e delicada com a de Cynthia como bruta, alimentando estereótipos racistas históricos que desumanizam mulheres negras.

SZA respondeu a um vídeo que analisava esses tons racistas nos memes, concordando que se trata de um caso de "misogynoir clássico". O termo misogynoir, utilizado pela cantora, é um conceito acadêmico e ativista criado para descrever a intersecção específica entre racismo e misoginia direcionada exclusivamente a mulheres negras.

"É Misogynoir CLÁSSICO! NADA MAIS!!!", escreveu a cantora. "Não consigo acreditar que isso seja abertamente uma coisa em 2025", completou, expressando sua frustração com a persistência desses preconceitos que insistem em pintar mulheres negras como inerentemente agressivas ou serviçais em comparação a mulheres brancas.

FONTE: NME

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade