São Paulo Food Film Fest chega à sua 4ª edição com cinema, gastronomia e cultura
Evento celebra saída do Brasil do mapa da fome com exibição de A Marvada Carne, Os Goonies, Os Bons Companheiros, homenagem a Silvio Tendler, e mais
A 4ª edição do SP Food Film Festival acontece de 13 a 23 de novembro, no Reserva Cultural, do Centro Cultural Vergueiro, e CEUs do Circuito Spcine e um recorte da programação na plataforma Spcine Play para todo o Brasil. A entrada é gratuita e com degustações de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais.
O evento celebra um marco histórico: o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome da ONU, e presta homenagem ao cineasta Silvio Tendler, um dos maiores nomes do documentário brasileiro, cuja obra iluminou as contradições do país e inspirou gerações a resistir com arte, sensibilidade e consciência crítica.
Celebrações
O festival também celebra os 40 anos do clássico A Marvada Carne, de André Klotzel, protagonizado por Fernanda Torres, em cópia remasterizada. A obra-prima retrata, com humor e afeto, o desejo de fartura e dignidade de um povo + degustação: Pe-éfinho (arroz, feijão, carne de panela e farofa) criado pelos chefs Diego Amorim e Luciano Ribeiro (Áurea Gastronomia); os 35 anos de Os Bons Companheiros - clássico de Martin Scorsese + degustação Spaghetti ao Alho e Óleo (vegetariano) - Chef André Graziano & Dani Guariba (diretores do festival); os 15 anos de Comer, Rezar, Amar - uma adaptação do livro de Elizabeth Gilbert, com Julia Roberts + degustação: gelato | Escola de Sorvetes; os 40 anos de Os Goonies - de Richard Donner (chocolate); e os 100 anos do chef Jiro Ono - o lendário mestre do sushi.
Estreias
O evento conta também com seis estreias de filmes internacionais inéditos no Brasil, entre eles, A Refeição Perfeita, Em Defesa da Comida: Um Manifesto, baseado na obra de Michael Pollan, que propõe um olhar crítico sobre os ultraprocessados e a reconexão com os alimentos naturais (+ degustação: couscous marroquino vegano | Chef Gui Cardadeiro | Chef Aprendiz), e Comida Para Quem Precisa, de Leonardo Brant (+ degustação: vatapá vegetariano | Chef Priscila Novaes | Kitanda de Minas).
Homenagem a Silvio Tendler
O São Paulo Food Film Fest 2025 presta homenagem ao cineasta Silvio Tendler, um dos maiores nomes do documentário brasileiro, cuja obra iluminou as contradições do país e inspirou gerações a resistir com arte, sensibilidade e consciência crítica. Autor de filmes como O Veneno Está na Mesa I e II, Tendler fez do cinema uma trincheira poética contra a fome, a desigualdade e o envenenamento da vida, tanto no corpo quanto na alma.
A sessão especial, no dia 20 de novembro a partir das 19h no Reserva Cultural, apresenta o documentário O Veneno Está na Mesa II e uma entrevista inédita com o cineasta, seguida de um debate com mediação de André Luzzi e participação de Ana Tendler (sua filha) e Susana Prizendt, autora do ensaio Agroecologia e Artivismo: Quando a luta também está à mesa. No texto, Susana reflete sobre como a construção de outro sistema agroalimentar nasce de "estalos", momentos em que a resignação dá lugar à resiliência, e o gesto artístico se transforma em ação política.
Debates e oficinas
O festival promove ainda cinco debates com importantes nomes como Bela Gil e Paula Johns, Profa. Maria Alvim, Elaine de Azevedo, Luiza Fecarotta, Murilo Góes, entre outros, Aulas Shows, Oficinas de Audiovisual para todas as idades, Feirinha de Gastronomia, nos dias 21, 22 e 23/11 no CCSP, e uma programação especial no Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro, também no Centro Cultural São Paulo, e muito mais!
As Aulas Show trazem a riqueza da gastronomia tipicamente brasileira com Neide Rigo, referência em PANCs; Jerá Guarani, guardiã de saberes ancestrais; e Eugênio e Márcia, da Mbee, dedicados à apicultura sustentável. A proposta é mostrar que cozinhar é também um ato cultural e político, que conecta história, comunidade e cuidado.
Para saber mais, acesse o site do festival clicando aqui.