Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Pernambucanos celebram convite para integrar Academia que vota em filmes no Oscar

O convite para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, instituição responsável pela votação do Oscar, foi recebido com entusiasmo por cineastas pernambucanos.

27 jun 2026 - 11h38
(atualizado às 13h23)
Compartilhar
Exibir comentários

O convite para integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, instituição responsável pela votação do Oscar, foi recebido com entusiasmo por profissionais brasileiros do audiovisual.

Entre os 529 novos membros anunciados nesta quinta-feira, 25 de junho, nove são do Brasil e, caso aceitem o convite, passarão a participar da escolha dos indicados e vencedores da maior premiação do cinema mundial.

A presença pernambucana ganhou destaque na lista, principalmente pelo sucesso de "O Agente Secreto", longa dirigido por Kleber Mendonça Filho e indicado a quatro categorias no Oscar 2026.

Eduardo Serrano (esq.), Matheus Farias, Gabriel Domingues, Rita Azevedo e Thales Junqueira. Todos de 'O Agente Secreto'.
Eduardo Serrano (esq.), Matheus Farias, Gabriel Domingues, Rita Azevedo e Thales Junqueira. Todos de 'O Agente Secreto'.
Foto: Portal de Prefeitura

Integrantes da equipe do filme, como os montadores Eduardo Serrano e Matheus Farias, o diretor de elenco Gabriel Domingues, a figurinista Rita Azevedo e o diretor de arte Thales Junqueira, agora podem integrar o grupo de votantes da Academia.

Em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, da TV Globo, Eduardo Serrano definiu o momento como histórico.

"Foi uma notícia incrível. Fiquei muito, muito, muito feliz. Acho que foi um grande momento para o nosso cinema daqui, da gente."

Além da equipe de "O Agente Secreto", também receberam o convite o editor de som Bernardo Uzeda ("As Boas Maneiras"), a diretora de fotografia Wilssa Esser ("Aurora"), o diretor Marcelo Caetano ("Baby") e o diretor de fotografia Adolpho Veloso ("Sonhos de Trem").

Para Matheus Farias, a escolha representa um avanço importante na abertura da Academia para profissionais de diferentes origens e fortalece a presença brasileira na indústria cinematográfica internacional.

"Esse convite faz parte de um movimento da Academia, do Oscar, de trazer mais pluralidade para os novos integrantes. A Academia, por muito tempo, teve principalmente norte-americanos entre seus membros — em sua maioria, homens brancos. Agora, há um número maior de mulheres e de profissionais da América Latina, da África e da Oceania. Então, fazer parte desse novo momento da Academia, que busca esse olhar mais diverso e renovado, como um profissional do Brasil, do Nordeste, do Recife, eu acho que tem um peso e uma importância muito grandes."

Nas redes sociais, outros convidados também comemoraram o reconhecimento. Thales Junqueira escreveu:

"Feliz e honrado com o convite para ser Academy Member do Oscar!"

Rita Azevedo destacou a satisfação de dividir esse momento com colegas de profissão.

"Muito feliz com o convite da Academia para fazer parte dessa crescente comunidade de gente de cinema. Mais feliz ainda por estar ao lado de tantos amigos parceiros."

Já Marcelo Caetano celebrou o convite em inglês e ressaltou a trajetória compartilhada com amigos que também passaram a integrar a instituição.

"Obrigado, Academia! Novo membro na área."

O diretor ainda destacou o significado de ver antigos companheiros de profissão alcançando o mesmo reconhecimento.

"De uma vez só, os três. E não é pouca coisa. Começamos no cinema juntos, como assistentes, aprendizes, no chão da fábrica, sem faculdade de cinema, sem família de artista. Formamos a nossa, obcecados, maníacos, apaixonados por cinema."

Portal de Prefeitura
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra