'O Agente Secreto' é desclassificado de premiação de roteiristas nos EUA; entenda
Apesar de ter sido esnobado no Writers Guild of America, filme brasileiro venceu o Critics Choice Awards
O filme brasileiro O Agente Secreto foi desclassificado da premiação Writers Guild of America (WGA), promovida pelo Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos. O longa-metragem, dirigido por Kleber Mendonça Filho, venceu recentemente o Critics Choice Awards, na categoria Melhor Filme Internacional.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Estrelado pelo ator Wagner Moura, o filme não atendeu a um dos requisitos necessários do WGA para chegar à etapa final da premiação. O Sindicato dos Roteiristas requer que os longas indicados ao prêmio sejam roteirizados por profissionais ligados à organização.
Outros filmes internacionais que não possuem parceria com a premiação ficaram de fora: Foi Apenas Um Acidente, produzido no Irã; Sirāt, de origem espanhola; e Valor Sentimental, longa-metragem norueguês.
O Agente Secreto se passa em 1977 e acompanha a história de Marcelo (Wagner Moura), um professor que retorna a Recife (PE), sua cidade natal, em meio à Ditadura Militar. Ele chega à capital pernambucana em busca de paz, mas acaba descobrindo que o local abriga muitos segredos que podem prejudicar sua estadia.
Wagner Moura também foi esnobado na categoria de Melhor Ator pelo Actor Awards, antigo SAG Awards, o prêmio do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos. A premiação é considerada um termômetro para o Oscar.
O mesmo ocorreu com Fernanda Torres, no ano passado, por seu papel em Ainda Estou Aqui, longa-metragem do diretor Walter Salles, que fez história ao ser o primeiro filme brasileiro a ganhar a estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional.
Os indicados à 32ª edição do Actor Awards, cuja cerimônia ocorrerá no dia 1º de março, foram anunciados nesta quarta-feira, 7. Na categoria de Melhor Ator, os atores Leonardo DiCaprio (Uma Batalha Após a Outra), Timothée Chalamet (Marty Supreme), Jesse Plemons (Bugonia), Michael B. Jordan (Pecadores) e Ethan Hawke (Blue Moon) disputam o prêmio.