Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Napoleão realmente disparou balas de canhão contra as pirâmides do Egito?

Uma das imagens mais poderosas do filme Napoleão, de Ridley Scott, é a visão das pirâmides sendo bombardeadas pelo exército do imperador francês. Isso foi completamente inventado ou é uma verdade histórica?

9 dez 2023 - 01h29
Compartilhar
Exibir comentários

Lançado nos cinemas em 22 de novembro, Napoleão, de Ridley Scott, foi um dos filmes mais aguardados do ano. Estrelado por Joaquin Phoenix como o Pequeno Cabo, o longa acompanha a ascensão e a queda do imperador francês Napoleão Bonaparte. A trama traça sua implacável conquista do poder pelo prisma de seu relacionamento apaixonado e atormentado com Josephine, o grande amor de sua vida.

Foto: Apple / Adoro Cinema

No entanto, embora esse relacionamento seja fundamental para a história, Scott não deixa de nos oferecer cenas espetaculares de batalhas, principalmente Austerlitz e Waterloo. Embora o diretor tenha tido um cuidado especial com essas sequências, ele não deixou de tomar algumas liberdades com a realidade histórica para fins cinematográficos.

Napoleão dispara seu canhão

Foto: Adoro Cinema

Uma das liberdades tomadas pelo cineasta enfureceu particularmente os historiadores: o disparo de canhão contra as pirâmides do Egito. O ano é 1798. Bonaparte, na época um general do exército francês, estava no comando das tropas. Ele liderou uma batalha que ficou conhecida como a Batalha de Embabeh, a 15 km da Grande Pirâmide de Gizé.

O conflito colocou o Exército Francês do Oriente, liderado por Napoleão, contra os "mamelucos", uma milícia de escravos libertos que havia tomado o poder no país na época. O futuro imperador venceu a batalha, mas nenhuma bala de canhão atingiu as pirâmides, difer…

Leia o artigo em AdoroCinema

Napoleão: O que é verdadeiro e o que é ficção em épico histórico dirigido por Ridley Scott?

Não é só Napoleão: Outra produção milionária também recebe críticas por "licença dramática enlouquecida"

Napoleão: Essa cena poderia ter feito o final ser visto de forma MUITO diferente

Adoro Cinema
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade