Lendário criador de jogos, Hideo Kojima estrela em 'Zootopia 2'
O designer japonês de games e fundador Kojima Productions estreia como dublador na animação de Hollywood
Designer, roteirista e produtor de videogames, Hideo Kojima é o criador de jogos icônicos como Metal Gear Solid e Death Stranding. Ele é considerado um pioneiro na indústria por integrar técnicas cinematográficas aos seus jogos, como enquadramentos de câmera, trilhas sonoras e diálogos aprofundados.
Sua abordagem narrativa foi citada como referência por muitos desenvolvedores e, até mesmo, cineastas. Guillermo Del Toro (O Labirinto do Fauno, Frankenstein), por exemplo, colaborou com Kojima em Death Stranding e o descreveu como um artista que "quebra barreiras entre cinema e games". Os diretores George Miller (Mad Max) e Jordan Peel (Corra!) também já elogiaram seu trabalho.
Depois de levar estrelas de Hollywood para dublar seus jogos — como Norman Reedus, Mads Mikkelsen, Léa Seydoux e Margaret Qualley — Kojima agora faz o caminho contrário: ele foi escalado para interpretar o personagem Paul Moldebrandt na versão japonesa de Zootopia 2.
Kojima revelou que foi procurado pelo diretor Jared Bush para fazer uma pequena participação na animação da Disney. "Eu tenho bastante experiência com participações em filmes live-action e jogos, mas essa é minha primeira vez dublado um filme de animação. E é da Disney, para minha surpresa", comentou em entrevista à Famitsu (via NME). "Fiquei muito honrado e aceitei o convite sem hesitar. Minha participação é em uma cena pequena, mas o nível de detalhe é impressionante. Graças às ilustrações, tudo foi muito tranquilo. Normalmente estou do lado da direção, então aprendi bastante ao estar do outro lado".
A sequência de Zootopia (2016) acompanha a coelha detetive Judy Hopps e seu amigo raposa Nick Wilde, que investigam uma quadrilha de contrabando supostamente liderada por Gary De'Snake. O filme foi lançado no Reino Unido e nos Estados Unidos no mês passado, e foi um completo sucesso de bilheteria. Em seu final de semana de estreia, a animaçção arrecadou US$ 497 milhões.
A versão japonesa está prevista para estrear nesta sexta-feira, 5. Kojima substituirá Josh Gad (a voz de Olaf em Frozen), que interpretou Moldebrandt na versão em inglês.
A trajetória de Kojima
Nascido em 1963, Hideo Kojima iniciou sua carreira em 1986 na multinacional de entretenimento Konami, onde trabalhou em diversos projetos e se destacou como o criador da série Metal Gear. Mais tarde, ele fundou a Kojima Productions — inicialmente como subsidiária da Konami e depois como um estúdio independente —, que é responsável pelo seu primeiro grande título autoral, Death Stranding. Esse processo de transição é descrito em detalhes em seu livro biográfico, Creative Gene (2021).
Em 2020, Kojima foi premiado com o BAFTA Fellowship — maior honraria concedida pela Academia, que homenageia o conjunto da obra de uma pessoa — e, em 2025, foi eleito "Melhor Criador" no prêmio Homem do Ano da GQ Japan. O desenvolvedor foi descrito pela revista como "um artista que ultrapassa os limites tradicionais dos videogames".
Em breve, Kojima voltará para trás das câmeras: Death Stranding ganhará um filme live-action produzido pela A24 em colaboração com a Kojima Productions. Dirigido por Michael Sarnoski (Um Lugar Silencioso) e roteirizado por Aaron Guzikowski (Os Suspeitos), o longa não será uma adaptação direta do jogo, mas uma trama original ambientada no mesmo universo. O lançamento está previsto para 2027.