Jodie Foster surpreende e assume homossexualidade durante Globo de Ouro
A atriz e produtora Jodie Foster resolveu "sair do armário" e na noite de domingo, durante a premiação do Globo de Ouro, fez um confissão dizendo que "saiu do armário há mil anos".
Embora mantivesse sua opção sexual em segredo, a protagonista de "O Silêncio dos Inocentes" fez a declaração quando foi premiada em reconhecimento por toda sua trajetória, promovendo um discurso cheio de humor e emoção.
"Realmente saí do armário há milhares de anos, na idade da pedra. Se vocês fossem figuras públicas desde pequenos, avaliariam o preço de fazer essa declaração por conta da privacidade, acima de tudo", disse a atriz.
Cydney Bernard, que foi sua companheira por 20 anos, foi lembrada por Jodie como "um dos amores mais profundos" de sua vida e "irmã de alma" e aproveitou para agradecer pelos dois filhos "maravilhosos" que tiveram juntas - Charlie e Kit - e que hoje em dia são sua "razão de respirar e continuar evoluindo".
Com este discurso, a atriz afasta as dúvidas sobre sua orientação sexual como já aconteceu com outro famosos que resolveram "sair do armário", como o cantor Ricky Martin em 2010, que surpreendeu o mundo através de seu site, quando declarou ser homossexual e disse que essa opção era "um presente da vida".
Da mesma forma que Jodie Foster, Ricky Martin guardou esse segredo por muito tempo, mas depois da declaração, recebeu muitas mensagens de afeto e respeito dos companheiros de profissão.
Com menos pompa e mais improvisação, o diretor espanhol Alejandro Amenábar também fez uma declaração ao receber um prêmio, quando definiu Madri como uma cidade em que tinha muita liberdade. "Lá, eu posso viver com a minha condição sexual rodeado das pessoas que eu quero, nos lugares que quero e fazendo o que quero".
Porém, nem sempre houve essa grande aceitação do público. George Michael protagonizou uma das cenas mais embaraçosas entre as celebridades. O cantor foi forçado a revelar sua preferência sexual depois de ser preso ao passar uma cantada em um policial, num banheiro público, em 1998.
Já as duas ativistas mais famosas na luta pelos direitos do coletivo homossexual são as apresentadoras e atrizes Ellen Degeneres e Rosie O'Donnel.
Se Degeneres foi a primeira atriz de uma série de muito audiência que a se declarar lésbica, a segunda empreendeu uma longa luta pelo direito da adoção por parte dos homossexuais após confessar sua orientação sexual em 2002.
O ator Neil Patrick Harris, o paquerador da bem-sucedida "How I Met Your Mother", também surpreendeu o mundo com sua declaração para a Revista People em 2006, em que dizia "homem gay satisfeito".
Enquanto isso, ninguém pareceu ficar escandalizado com a declaração de Cynthia Nixon, a advogada ruiva de "Sex and the City", que se casou recentemente com sua companheira.
Mas nenhuma declaração foi tão chocante como a do rapper americano de 24 anos Frank Ocean. O jovem confessou que com 19 anos se apaixonou por um garoto, rompendo o tabu de um gênero musical pouco acostumado com este tipo de declaração, e após falar a verdade, recebeu inúmeras mensagens de apoio, mas também ameaças através de uma rede social, segundo declarou.