James Baldwin, que inspirou o filme Se a Rua Beale Falasse, é o homenageado de hoje do Google
Livro do escritor e ativista afro-americano inspirou o filme vencedor do Oscar, Se a Rua Beale Falasse. Saiba mais sobre o autor!
James Baldwin, importante escritor negro e ativista dos direitos civis, é o homenageado do Google no primeiro dia de fevereiro (01/02). Mais que romancista e poeta, foi uma importante voz no movimento dos direitos civis nos Estados Unidos e suas contribuições continuam efervescendo os debates na atualidade.
Saiba mais sobre o autor na matéria do AdoroCinema, a seguir!
Documentário reacendeu legado de Baldwin
Seu legado, que também influenciou o movimento Black Lives Matter, foi reaceso pelo documentário "Eu Não Sou Seu Negro", de 2016, cujo diretor deu sequência a uma carta escrita por Baldwin, nunca terminada. O manuscrito revelava uma tentativa de Baldwin de costurar a história de seu país por meio da vida e morte de amigos Malcom X, Martin Luther King Jr. e Medgar Eves.
Inspirou filme super premiado
Seus romances também inspiraram filmes de sucesso, como o longa que rendeu a Regina King o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 2018: Se a Rua Beale Falasse. A produção foi dirigida por Barry Jenkins, mesmo diretor de Moonlight, filme que retratou diferentes fases da jornada de Chiron, um jovem negro e gay em um mundo hostil.
Conheça as obras do autor
#1 - Se a Rua Beale Falasse
O romance de 1974 tem o Harlem dos anos 70 como pano de fundo de uma sólida história de amor. Um rapaz negro que é acusado injustamente de um crime que não cometeu e o dese…
Toda a série de Avatar: A Lenda de Aang está com descontos na Amazon!
Wish: Esses itens temáticos do novo filme da Disney são imperdíveis para quem amou a animação!
Cinema em casa: Está em busca de um projetor? Confira essas opções com preços variados!