Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Walter Salles revela seus cinco filmes brasileiros favoritos; conheça

Cineasta destaca títulos que considera indispensáveis para compreender o País e a força do cinema nacional

21 jun 2025 - 19h46
Compartilhar
Exibir comentários

Diretor de Ainda Estou Aqui (2024), filme vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, Walter Salles compartilhou seus cinco filmes brasileiros favoritos em entrevista ao Letterboxd.

O cineasta, também responsável por clássicos como Central do Brasil (1998) e Diários de Motocicleta (2004), destacou obras que considera fundamentais para compreender a identidade, os conflitos e a história do País.

"Temos uma cinematografia extraordinariamente polifônica e criativa, tanto na frente quanto atrás das câmeras", disse. Veja o vídeo e, logo abaixo, saiba mais onde ver cada um dos filmes indicados:

'Terra em Transe' (1967)

"É um filme absolutamente fundamental para a compreensão do Brasil, lá atrás, mas hoje também", destaca Walter.

Ambientado no fictício país de Eldorado, o longa acompanha o senador Porfírio Diaz (Paulo Autran), que pretende se tornar imperador enquanto diversos rivais disputam o poder.

O longa tem direção e roteiro de Glauber Rocha e está disponível no Prime Video e Globoplay.

'Cabra Marcado para Morrer' (1984)

"Eduardo Coutinho é nosso maior documentarista. Poderia ter escolhido outros filmes dele, mas esse é seminal para entender o Brasil", diz Walter sobre a escolha.

O documentário começou a ser produzido no início dos anos 1960, mas foi interrompido pelo golpe militar. Anos depois, Eduardo Coutinho retomou o projeto e reencontra os personagens: a viúva do líder camponês João Pedro Teixeira e seus filhos. O filme constrói um retrato profundo de memória, trauma e resistência.

O título tem direção e roteiro assinados por Eduardo Coutinho e está disponível no Prime Video.

'São Paulo S.A.' (1965)

"O Person é um cineasta extraordinário, para quem a gente não dá o devido valor. Para mim, ele é um dos mestres do Cinema Novo", diz o diretor de Ainda Estou Aqui.

A história acompanha Carlos (Walmor Chagas), um homem da classe média paulistana que ascende profissionalmente durante o boom industrial, mas se vê sufocado por uma rotina vazia e mecânica. Crítica à alienação e ao desencanto urbano, o longa oferece um retrato sensível da modernização acelerada e seus impactos individuais.

São Paulo S.A. tem direção e roteiro de Luís Sérgio Person e está disponível na Netflix, Globoplay e Prime Video.

'O Som ao Redor' (2013)

"É um filme extraordinário, que renovou a cinematografia brasileira. Merece ser descoberto e redescoberto", elogiou Walter.

No Recife, a chegada de uma empresa de segurança privada transforma a vida dos moradores de uma rua de classe média. Enquanto alguns se sentem mais protegidos, outros enfrentam tensões e pressões veladas. A trama revela os ruídos — sociais, históricos e pessoais — que atravessam o cotidiano brasileiro.

O longa tem direção e roteiro de Kleber Mendonça Filho - recém-premiado em Cannes por O Agente Secreto - e está disponível no Telecine, Netflix, Prime Video e Apple TV.

'Fico Te Devendo Uma Carta Sobre o Brasil' (2020)

"É um documentário de uma extraordinária beleza. A gente viu antes de fazer Ainda Estou Aqui e ele nos inspirou", comentou Walter.

No document diretora parte da história de sua família para investigar os efeitos da ditadura militar no Brasil. Em busca de respostas sobre o pai, ex-preso político, ela mergulha nos escritos da avó e resgata memórias apagadas pelo silêncio.

O longa tem direção de Carol Benjamin, com roteiro da própria cineasta em parceria com Rita Toledo, e está disponível no Globoplay.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade