PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Indicado ao Oscar, American Fiction chega de surpresa ao Prime Video

American Fiction, longa-metragem indicado a cinco categorias do Oscar 2024, incluindo a de Melhor Filme, desembarcou de surpresa no Amazon Prime Video

27 fev 2024 - 19h00
(atualizado em 28/2/2024 às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Quem abriu o Amazon Prime Video na manhã desta terça-feira (27), pode ter se surpreendido com a aparição de American Fiction, comédia estrelada por Jeffrey Wright (Westworld) em seu catálogo. Sem nenhum alarde ou divulgação, o título indicado a cinco estatuetas do Oscar 2024, incluindo a de Melhor Filme, simplesmente apareceu na plataforma, ajudando muita gente em sua maratona para a premiação.

Foto: Divulgação/Amazon MGM Studios / Canaltech

Escrito e dirigido por Cord Jefferson, em sua estreia à frente de longa-metragens, American Fiction estreou em dezembro de 2023 nos EUA, sem data para desembarcar nos cinemas brasileiros.

Produção da Amazon MGM Studios, ele já aparecia, mesmo que indisponível, há algum tempo no Prime Video americano, indicando que em breve chegaria à plataforma. No Brasil, no entanto, sua estreia não havia sido confirmada, até a produção aparecer silenciosamente na última madrugada no catálogo do streaming.

Qual é a história de American Fiction?

Baseado no livro Erasure de Percival Everett, American Fiction é uma sátira social sobre os estereótipos de raça, que frequentemente aparecem no mercado literário e escancaram muitos dos pensamentos clichês sobre o assunto.

Lançado no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme acompaha os passos de Thelonious Ellison, um professor e escritor afro-americano muito inteligente, que escreve livros academicamente bem avaliados, mas pouco populares. Segundo seu próprio editor, isso acontece porque Monk — apelido como é chamado pelos amigos — não escreve livros que "refletem sua negritude", o que afasta suas obras do mercado editorial.

Em American Fiction, Monk faz um professor que não consegue lançar livros populares (Imagem: Divulgação/Amazon MGM Studios)
Em American Fiction, Monk faz um professor que não consegue lançar livros populares (Imagem: Divulgação/Amazon MGM Studios)
Foto: Canaltech

Irritado com essa visão limitada e caricata do assunto, o professor decide então escrever uma obra que zomba desses clichês e aposta em "estereótipos negros" envolvendo pais problemáticos, gangues e drogas. Uma brincadeira, no entanto, que sai do controle quando seu livro é recebido como um fenômeno pelo mundo literário e se torna um best-seller, que muda a vida das pessoas.

Dividido entre continuar a ganhar os lucros de seu trabalho ou enganar o público — que acredita que o escritor é uma pessoa completamente diferente da realidade —, Monk se mete em uma grande confusão, na qual escancara cada vez mais a hipocrisia do mundo editorial, mas não pode revelar essa verdade ao mundo.

American Fiction é um dos melhores filmes de 2023

Sterling K. Brown também está no elenco de American Fiction (Imagem: Divulgação/Amazon MGM Studios)
Sterling K. Brown também está no elenco de American Fiction (Imagem: Divulgação/Amazon MGM Studios)
Foto: Canaltech

Além das indicações ao Oscar, American Fiction faturou uma longa lista de premiações, levando a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado do British Film Awards e sendo nomeado um dos 10 melhores longa-metragens de 2023 do American Film Institute.

Estrelado por Jeffrey Wright, ele conta ainda com Issa Rae (Insecure), no papel de Sintara Golden, uma escritora best-seller com um livro cheio de clichês raciais; Sterling K. Brown (This is Us), na pele de um cirurgião plástico, irmão de Monk; John Ortiz (Velozes e Furiosos 4) como Arthur, o agente do escritor, e Tracee Ellis Ross (Black-Ish), como Lisa, a irmã médica do protagonista.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade