Diretor de 'Sirât', rival de 'O Agente Secreto' no Oscar, alfineta votantes brasileiros do prêmio
Filme espanhol foi indicado em duas categorias na premiação máxima do cinema
Oliver Laxe, diretor do longa espanhol Sirât, indicado ao Oscar nas categorias Melhor Filme Internacional e Melhor Som nesta quinta-feira, 22, alfinetou os votantes brasileiros da premiação ao comentar sobre a força de O Agente Secreto.
"Na Academia há muitos brasileiros, nós gostamos muito deles, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", disse o cineasta em programa exibido na RTVE Play.
"En la Academia hay mogollón de brasileños y los queremos un mogollón pero son ultranacionalistas. Yo creo que los brasileños presentan un zapato a los Oscar y lo votan todos".
No sabe dónde se ha metido. DEP Oliver Laxe. pic.twitter.com/NslP1u8VKa
— Premios Oscar (@PremiosOscar) January 22, 2026
O filme de Kleber Mendonça Filho teve quatro indicações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Escalação de Elenco e Melhor Ator.
Sirât é um drama intenso que narra a jornada de um pai (Sergi López) e seu filho em busca da filha/irmã desaparecida no deserto do Marrocos. A busca familiar transforma-se em uma luta brutal pela sobrevivência e uma jornada espiritual, confrontando os personagens com seus limites.
A cerimônia do Oscar 2026 está marcada para 15 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.