Cinemateca Brasileira apresenta mostra de filmes de Hitchcock; veja programação
De 'Janela Indiscreta' a 'Psicose', obras marcantes do mestre do suspense terão exibição gratuita em SP
A Cinemateca Brasileira exibe entre os dias 6 e 16 de março deste ano a Retrospectiva Alfred Hitchcock, uma mostra dedicada a 14 dos longa-metragens mais emblemáticos do cineasta que ficou eternizado como o mestre do suspense. Todas as sessões terão entrada gratuita, com ingressos distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria do próprio local.
Os filmes exibidos serão Um Corpo que Cai, Janela Indiscreta, Os 39 Degraus, Disque M Para Matar, Psicose, Rebeca, a Mulher Inesquecível, Frenesi, Intriga Internacional, Os Pássaros, Interlúdio, Pacto Sinistro, Festim Diabólico, Ladrão de Casaca e O Homem que Sabia Demais. Haverá um brinde de abertura no dia 6 a partir das 18h, seguido de uma exibição ao ar livre de Um Corpo que Cai.
A programação tem como objetivo destacar a atenção de Hitchcock aos detalhes em suas produções, e sua preocupação com a construção de planos e enquadramentos que conduzissem a atenção do espectador, mas sem jamais induzi-lo a chegar a determinadas conclusões sobre os personagens. A seleção também dá destaque à influência da psicanálise nos filmes hitchcockianos, do voyeurismo de Janela Indiscreta à abordagem freudiana de Um Corpo que Cai.
No seminal Hitchcock/Truffaut, livro que compila uma série de entrevistas realizadas pelo crítico e cineasta francês François Truffaut com o realizador britânico, Hitchcock descreve com precisão o segredo da evolução do suspense em suas narrativas.
"A diferença entre suspense e surpresa é muito simples, e costumo falar muito sobre isso. Mesmo assim, é frequente que haja nos filmes uma confusão entre essas duas noções. Estamos conversando, talvez exista uma bomba debaixo desta mesa e nossa conversa é muito banal, não acontece nada de especial, e de repente: bum, explosão. O público fica surpreso, mas, antes que tenha se surpreendido, mostram-lhe uma cena absolutamente banal, destituída de interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e a plateia sabe disso, provavelmente porque viu o anarquista colocá-la. A plateia sabe que a bomba explodirá à uma hora e sabe que faltam quinze para a uma - há um relógio no cenário. De súbito, a mesma conversa banal fica interessantíssima porque o público participa da cena."
Nascido em Londres em 13 de agosto de 1899, Alfred Hitchcock é considerado até hoje um dos cineastas mais influentes e reverenciados da história da sétima arte, tendo dirigido ao todo 53 longas-metragens em sua carreira. Apesar de ter sido indicado cinco vezes ao Oscar de Melhor Direção, nunca ganhou a estatueta na categoria.
Retrospectiva Alfred Hitchcock: saiba tudo
- Data: Entre 6 e 16 de março.
- Horários: 15h30, 16h, 18h, 19h, 20h e 21h (horário de Brasília).
- Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana
- Entrada: Gratuita. Retirada dos ingressos 1h antes do início da sessão
Confira a programação
Quinta-feira, 06 de março
- 18h: Brinde de Abertura
- 20h: Um Corpo Que Cai
Sexta-feira, 07 de março
- 20h: Janela Indiscreta
Sábado, 08 de março
- 16h: Os 39 Degraus
- 19h: Disque M Para Matar
- 21h: Psicose
Domingo, 09 de março
- 15h30: Rebeca, a Mulher Inesquecível
- 18h: Frenesi
- 20h: Intriga Internacional
Quarta-feira, 12 de março
- 20h: Os Pássaros
Quinta-feira, 13 de março
- 20h: Interlúdio
Sábado, 15 de março
- 18h: Pacto Sinistro
- 20h: Festim Diabólico
Domingo, 16 de março
- 18h: Ladrão de Casaca
- 20h: O Homem que Sabia Demais