Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Adolpho Veloso, Marcelo Caetano e mais brasileiros são convidados para se juntar à Academia do Oscar

Nomes como Gabriel Domingues, Eduardo Serrano e Rita Azevedo também integram a seleção que conta com 8 brasileiros

24 jun 2026 - 17h41
Compartilhar
Exibir comentários

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que organiza o Oscar, divulgou a lista com 529 nomes de artistas e executivos que se destacaram por suas contribuições ao cinema para integrar a organização.

O diretor de fotografia Adolpho Veloso, foi um dos novos convidados à Academia
O diretor de fotografia Adolpho Veloso, foi um dos novos convidados à Academia
Foto: @Netflix via YouTube / Estadão

Estão na lista alguns brasileiros que trabalharam no filme O Agente Secreto, indicado a quatro prêmios na edição deste ano. Entre eles, o diretor de elenco Gabriel Domingues, a figurinista Rita Azevedo e o editor Matheus Farias.

Ainda no time que produziu O Agente Secreto, também estão na lista o editor Eduardo Serrano, responsável também por Bacurau, e o diretor de arte Thales Junqueira. A russa Evgenia Alexandrova, diretora de fotografia do filme, e a maquiadora argentina Marisa Amenta, a mesma de Ainda Estou Aqui, também integram a seleção.

O ator Wagner Moura, o diretor Kleber Mendonça Filho e a produtora Emilie Lesclaux já eram membros da Academia.

Outros brasileiros também foram convidados para integrar a organização, como Adolpho Veloso, indicado ao Oscar pela fotografia de Sonhos de Trem; o diretor e roteirista Marcelo Caetano, de Baby e Corpo Elétrico; e o editor Bernardo Uzeda .

Entre os convidados deste ano, há 95 indicados ao Oscar - incluindo 21 vencedores. "Temos o prazer de convidar este grupo notável de artistas e profissionais do cinema de todo o mundo para se juntar à Academia", disseram o CEO da Academia, Bill Kramer, e a presidente da Academia, Lynette Howell Taylor no convite. "Por meio de seu compromisso com a produção cinematográfica, esta turma de talentos excepcionais deu contribuições significativas à nossa indústria cinematográfica global".

A Academia explica que comitês executivos das divisões do prêmio avaliam os candidatos; suas recomendações são então analisadas pelo Comitê de Admissão e apresentadas ao Conselho de Governadores para aprovação final.

"A seleção de membros baseia-se em qualificações profissionais, mantendo-se como prioridade o compromisso contínuo com a representatividade, a inclusão e a equidade", justifica. Entre os convidados de 2026, 42% são mulheres, 56% pertencem a comunidades sub-representadas e 53% são provenientes de 60 países e territórios fora dos Estados Unidos.

Confira a lista completa dos brasileiros convidados para a Academia do Oscar:

  • Gabriel Domingues - O Agente Secreto, Levante
  • Rita Azevedo - O Agente Secreto, Bacurau
  • Matheus Farias - O Agente Secreto, Retratos Fantasmas
  • Eduardo Serrano - O Agente Secreto, Bacurau
  • Thales Junqueira - O Agente Secreto, Baby
  • Adolpho Veloso - Sonhos de Trem, Jockey
  • Marcelo Caetano - Baby, Corpo Elétrico, Bacurau
  • Bernardo Uzeda - Meu Nome é Daniel, As Boas Maneiras
Estadão
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra