Filme peruano 'La Teta Asustada' vence festival de Havana
O filme peruano "La Teta Asustada" venceu o principal prêmio do Festival de Cinema de Havana, segundo a mídia local no sábado (12).
O filme de Claudia Llosa narra o dilema de Fausta, uma enfermeira aterrorizada por uma doença transmitida pelo leite materno de mulheres estupradas durante a guerra. A atriz Magaly Solier interpreta Fausta.
O Festival de Havana entrou o segundo prêmio ao chileno Sebastián Silva pelo filme La Nana, e o terceiro lugar ficou com o brasileiro Marcelo Gomez, por Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo.
O filme Huacho, do chileno Alejandro Fernández, recebeu o prêmio de melhor primeira obra, por "seduzir os jurados como a manipulação do tempo e a solidez e expressividade de sua construção dramática", segundo a agência estatal Prensa Latina.
O uruguaio Gigante, de Adrián Biniez e Cinco Días sin Nora, da mexicana Mariana Chenillo, ficaram em segundo e terceiro lugar, na categoria de primeira obra.
O prêmio especial do júri foi para El Vuelco del Cangrejo, do cineasta colombiano Oscar Ruiz Navia.
O Festival de Havana acontece entre os dias 3 e 13 de dezembro. O filme El Secreto de sus Ojos, de Juan José Campanella abriu o evento.