Festival de Gramado 2025: Filme premiado com Rodrigo Santoro e nova série da HBO são destaques do primeiro fim de semana
O Último Azul e Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente têm exibição especial no 53ª Festival de Cinema de Gramado.
A 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado teve início na última sexta-feira (15) para exibir os longas e curtas-metragens que disputam o Kikito de Ouro, um dos principais troféus dedicados ao cinema brasileiro. Fora da competição oficial, os primeiros dias do festival foram marcados por estreias aguardadas, com destaque para O Último Azul, do diretor Gabriel Mascaro, premiado no Festival de Berlim e selecionado para a abertura au concur do evento.
O Último Azul e o tabu do envelhecimento
No tapete vermelho - que virou azul em homenagem ao filme - o diretor Gabriel Mascaro fala sobre a estreia do longa no Brasil, com estreia marcada para 28 de agosto nos cinemas. "Depois dos festivais internacionais, o Urso de Prata em Berlim, a gente finalmente devolve o filme para o Brasil, que é o lugar em que estamos mais ansiosos para compartilhar o filme", diz Mascaro ao AdoroCinema.
O Último Azul acompanha a história de Tereza (Denise Weinberg), uma mulher de 77 anos que vive em um Brasil distópico, em que o governo despacha todos os idosos para colônias isoladas da sociedade, com o objetivo de acelerar a produtividade econômica. Rodrigo Santoro, homenageado com o Kikito de Cristal em Gramado, faz participação no longa.
"Vivemos num mundo em que todos querem ser jovens para sempre.…