"Desagradável e nojento": Foi assim que Stephen King criou seu monstro mais memorável
Uma retrospectiva da criação de uma das criaturas mais assustadoras da imaginação fértil de Stephen King.
Apresentado em dois filmes recentes, o sinistro palhaço Pennywise é um dos monstros mais assustadores do cinema. Como foi criado esse personagem aterrorizante, que está no centro do romance It - A Coisa, de Stephen King, cuja uma cena polêmica nunca foi adaptada para as telas?
Quando Stephen King começou a trabalhar no romance It - A Coisa, na década de 1980, ele já era um autor consagrado e famoso, com clássicos como Carrie e O Iluminado em seu currículo. Em uma entrevista concedida durante um evento público realizado em Hamburgo em 2013, o americano revelou a inspiração por trás dessa entidade maligna que assume a forma de um palhaço e aterroriza sete crianças.
"Quando eu estava morando no Colorado, tive a ideia de escrever um livro muito longo no qual haveria todos os monstros. Achei que, se as pessoas pensassem que eu era um escritor de terror - nunca me considerei isso, apenas um escritor -, eu deveria reunir todos os monstros, o maior número possível. Haveria o vampiro, o lobisomem e até mesmo a múmia."
"Mas então eu disse a mim mesmo que precisava de algum tipo de criatura que fosse horrível, desagradável e nojenta. Uma criatura que você não quisesse ver, que fizesse você gritar só de vê-la", continuou. "Então eu me perguntei: o que assusta as crianças mais do que qualquer outra coisa no mundo? A resposta foi: palhaços."
"Então criei o palhaç…