Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Coroação de Charles III: 10 filmes e séries sobre a Família Real que você deve assistir

A história da realeza já foi tema de filmes, séries e documentários; confira sugestões que abordam momentos marcantes da família real

29 abr 2023 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Elizabeth Debicki vive Lady Di na quinta temporada de The Crown
Elizabeth Debicki vive Lady Di na quinta temporada de The Crown
Foto: Reprodução/ Netflix

A proximidade da coroação de Charles III, marcada para 6 de maio, pode ser a desculpa perfeita para fazer uma boa maratona de filmes e séries sobre os bastidores da realeza britânica. E há muita história para contar: só do herdeiro do trono, Charles III, que esperou mais de 70 anos para finalmente tornar-se rei, há uma trajetória de altos e baixos, cercada de polêmicas

Nós separamos obras de ficção, ou baseadas em fatos, para você se divertir, e porque não, se imaginar como parte da nobreza. 

Filmes, documentários e séries sobre a Família Real britânica

A série da Netflix talvez seja o produto mais famoso sobre o assunto. A série sobre a Família Real começa nos anos 1940, antes de a rainha Elizabeth II se tornar a monarca. A obra de ficção baseada em eventos reais, mostra em cinco temporadas os eventos políticos e pessoais que moldaram o reinado de Elizabeth.

  • The Royals

Com quatro temporadas, a série começou em 2015 e é uma versão americana da Família Real britânica, mas de uma maneira totalmente ficcional. Em The Royals, a família britânica fictícia vive em um mundo de opulência, luxúria, escândalo e tradição régia. É também um mundo marcado pelo preço do dever, do destino e do intenso escrutínio público. A série está disponível no Prime Video.

  • A Rainha

O longa de 2006 foca nos bastidores da fatídica noite em que a princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris. A trama mostra a rainha Elizabeth II e o primeiro-ministro Tony Blair se esforçando para chegar a um acordo sobre como a Família Real deve responder publicamente à tragédia. Além disso, está a necessidade de privacidade da família e a demanda pública por um externo show de luto.

A atriz Helen Mirren, que deu vida a Elizabeth, ganhou o Oscar pelo papel.

  • Spencer

Outra obra de ficção baseada em eventos reais, Spencer imagina o último natal que Lady Di passou com a Família Real, e está disponível no Prime Video. O título do longa faz referência ao sobrenome de solteira de Diana, vivida por Kristen Stewart, e dirigido por Pablo Larraín. 

Ambientado nos anos 1990, Diana passa o feriado do Natal com a Família Real na propriedade de Sandringham, em Norfolk, Reino Unido. Apesar do luxo, existem os rumores de traição e de divórcio, e a princesa se vê em um impasse quando percebe que seu casamento com príncipe Charles não está dando mais certo, já que o príncipe ama somente Camilla Parker Bowles.

  • O Discurso do Rei

O filme de 2011 mostra o rei George VI (Colin Firth), que ascendeu à coroa depois que o irmão Edward VIII abdicou das funções reais. Na história, a Europa passa por um clima de tensão, que resultaria na Segunda Guerra Mundial, e precisa de um líder eloquente.

Só que tem um problema: George é gago e já tentou de tudo para melhorar a condição. A situação começa a mudar quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de dicção com um método pouco convencional. 

O filme venceu quatro Oscars, incluindo o de Melhor Filme, e está disponível no HBO Max. 

  • Diana

Prestes a se divorciar de Charles, a princesa Diana (Naomi Watts) divide seu tempo entre a solidão da vida no palácio em que vive e os compromissos que possui com diversas entidades beneficentes. Um dia, ao saber que um amigo foi operado às pressas, ela vai até o hospital em que está internado e lá conhece o doutor Hasnat Khan (Naveen Andrews).

Diana logo fica encantada pelo fato de ele não a tratar como uma princesa, apesar de saber quem ela é. Não demora muito para que iniciem um relacionamento, mantido às escondidas devido ao desejo de Hasnat em ter uma vida reservada. O filme está disponível no Globoplay. 

  • The Royal House of Windsor

A série documental da Netflix promete traçar a história da Família Real a partir de "documentos jamais tornados públicos". Em sua maioria, esses documentos são cartas, mas também são exibidos filmes e fotos feitos pelos nobres. 

O ponto de partida é 1917, quando o rei George V trocou o sobrenome de "Saxe-Coburgo-Gota", que soava germânico, para "Windsor". A medida foi providencial para desviar do sentimento anti-alemão que pairava durante a Primeira Guerra Mundial. O último capítulo vai até os dias atuais, com Charles já casado com Camilla.

  • Elizabeth At 90: A Family Tribute

É um documentário feito para a televisão em comemoração ao 90º aniversário da rainha Elizabeth II, produzido pela BBC e dirigido por John Bridcut. O filme foi narrado pelo então Charles, Príncipe de Gales, agora Rei. 

  • Elizabeth & Philip: Amor Real

Disponível no Globoplay, Elizabeth & Philip: Amor Real é um documentário que mostra uma visão apenas do casamento da rainha Elizabeth e do príncipe Phillip, que comemoraram 70 anos de união em 2017. Os dois sobreviveram a desafios e sempre mantiveram a nação forte.

  • Margaret, a Princesa Rebelde

Também disponível no Globoplay, esse documentário em duas partes revela como a irmã mais nova da Rainha Elizabeth II, Princesa Margaret, abalou normas sociais e a forma como o povo britânico enxergava a família real. O documentário inclui trechos de entrevista e depoimentos de amigas e historiadores.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade