PUBLICIDADE

Filmes de Natal brasileiros: quais assistir e qual sua importância

No clima das festividades de fim de ano, falamos da importância de filmes natalinos brasileiros e damos algumas dicas de quais assistir

20 dez 2023 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários
Uma lista de filmes natalinos que se passam no Brasil:

A tradição de maratonar filmes natalinos no final do ano tem se tornado algo cada vez mais presente na vida de diversas pessoas e famílias ao longo das décadas, mas para nós, brasileiros, às vezes falta um tempero a mais: assistir nossos próprios costumes e culturas sendo representados em tela.

Neve, ação de graças e desfiles são apenas alguns dos exemplos de elementos presentes na cultura natalina norte-americana que não condiz com o bom e velho natal brasileiro com direito ao “tio do pavê”, rabanada e clima tropical.

Leandro Hassum em 'Tudo Bem no Natal que Vem', filme disponível na Netflix
Leandro Hassum em 'Tudo Bem no Natal que Vem', filme disponível na Netflix
Foto: Desiree do Valle/Netflix

Nos últimos anos, tem havido um crescente reconhecimento da importância de representar as diversidades culturais nas produções cinematográficas natalinas, e só recentemente no Brasil essa tendência tem ganhado destaque, e filmes ambientados durante a época festiva local não apenas aquecem corações, mas também oferecem uma oportunidade única de compartilhar as tradições brasileiras com o mundo.

Filmes de Natal na Netflix e mais: uma obra para cada gênero Filmes de Natal na Netflix e mais: uma obra para cada gênero

Pensando justamente nessa importância, trouxemos algumas dicas rápidas de produções recentes que partem dessa premissa para que você possa assistir. Vamos conferir!

Tudo Bem no Natal que Vem

Lançado pela Netflix, “Tudo Bem no Natal que Vem” traz Leandro Hassum na pele de Jorge, um indivíduo mal-humorado que nutre uma aversão crônica ao Natal, buscando evitar a celebração a todo custo. 

Na véspera da festividade, no entanto, um incidente leva Jorge a uma estranha série de eventos na qual ele se vê preso em um ciclo sem fim, revivendo sucessivos Natais, desafiando sua visão negativa da data e o obrigando a viver, literalmente, o Natal todos os dias de sua vida enquanto o tempo ao seu redor passa um ano por dia.

Apesar de humorado, o filme traz uma carga dramática forte, com excelentes lições e uma conexão muito particular com nossos próprios costumes que torna tudo ainda mais interessante.

10 Horas Para o Natal

Em "10 Horas para o Natal", Julia (Giulia Benite), Miguel (Pedro Miranda) e Bia (Lorena Queiroz) estão determinados a trazer de volta a alegria aos seus Natais, que perderam o encanto após a separação dos pais. 

O trio elabora um plano engenhoso para reunir Marcos Henrique (Luis Lobianco) e Sônia (Karina Ramil), recriando a atmosfera nostálgica das celebrações em família. Contudo, para concretizar essa ideia, os irmãos enfrentam a pressão do tempo, já que apenas 10 horas os separam do início da noite de Natal. A corrida contra o relógio se torna crucial para reviver a magia e a união que um dia caracterizaram suas festas natalinas.

“10 Horas Para o Natal” combina a suavidade das festividades natalinas a temáticas sérias e pertinentes em diversas famílias brasileiras, como a dificuldade de unir famílias separadas ao longo de celebrações festivas, e também traz um misto de sentimentos muito bem-vindo.

Fuga de Natal

No “Rancho dos Velhinhos”, um lar para idosos, um construtor pioneiro de Brasília e um ex-ator compartilham os dias em uma existência esquecida, revisitando suas épocas gloriosas. 

No entanto, tudo muda quando uma recém-aposentada chega ao local, estabelecendo uma amizade especial com a dupla. Juntos, eles decidem fugir em busca de reviver um Natal repleto de lembranças nostálgicas, embarcando em uma jornada para resgatar o espírito festivo dos velhos tempos.

Fuga de Natal é provavelmente o filme mais reflexivo e profundo da lista, mostrando uma parte do Natal que envolve saudosismo, nostalgia e também esquecimento, mas se conecta de maneira muito especial com sentimentos puros e traz uma comédia dramática repleta de momentos bonitos, fazendo valer a pena a pedida.

E você, já assistiu algum dos filmes? Diga nos comentários qual é seu preferido e qual mais te deu vontade de assistir!

Fonte: Ygor Palopoli
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade