PUBLICIDADE

Atores perdendo seguidores? Guilherme Grillo explica!

Especialista em marketing digital aponta três motivos para a debandada de admiradores.

23 jan 2023 - 12h00
Compartilhar
Exibir comentários
Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação

Um grande temor de quem faz sucesso nas redes sociais é cair no ostracismo. Muitas vezes, isso fica evidente quando o influencer perde seguidores, patrocinadores e relevância no meio digital. Contudo, isso é mais comum do que se imagina e atinge até mesmo as maiores celebridades das plataformas digitais.

Nos últimos meses, os campeões das duas últimas edições do “Big Brother Brasil”, Juliette Freire e Arthur Aguiar, viram o número de seguidores desabar. Movimento semelhante atingiu os influencers Carlinhos Maia, Virgínia Fonseca e Boca Rosa.

“Todos eles estão longe de serem esquecidos, mas isso mostra que suas popularidades não são inabaláveis”, afirma Guilherme Grillo, especialista em marketing digital e CEO do grupo DankiCode. Com larga experiência no setor digital, Grillo elencou três motivos preponderantes que afetam a popularidade das celebridades nas redes.

Confira, a seguir, por que os queridinhos das plataformas digitais estão perdendo

seguidores.

Auge ficou para trás

Todo influencer tem um pico de popularidade. Em geral, acontece em momentos em que a pessoa está em alta na mídia, inclusive na tradicional. Contudo, isso não dura para sempre. Então, para parte dos seguidores, o influencer começa a se tornar repetitivo, monótono, maçante. Aqueles que se reinventam de quando em quando têm mais chances de prolongar o pico de popularidade. Mas, em geral, a popularidade

diminui depois de um determinado período. As pessoas gostam de novidade, e o

influencer já não representa mais isso.

Posicionamento político

Não é novidade para ninguém que vivemos tempos de polarização política. E se posicionar tem suas consequências. É verdade que o influencer pode tomar suas próprias decisões e é livre para escolher como conduz a sua vida digital. No entanto, para algumas centenas de milhares de pessoas, a admiração acaba quando descobre que o influencer apoia um político ou um partido para o qual elas não votam. Muitas celebridades têm visto o número de fãs diminuir nos últimos anos por divergências políticas.

Leve cancelamento

Apesar das campanhas contra o cancelamento no mundo digital, os influencers ainda sofrem represálias nesse sentido. Chamo de “leve cancelamento” os episódios que não viralizam, mas têm razoável impacto sobre a popularidade de alguém nas redes sociais. Não são casos que repercutem de forma ampla, porém, têm capacidade de afugentar parte dos seguidores. Por exemplo, nem todo mundo gosta de ver ostentação ou indiretas para outros famosos. Cada comportamento que o influencer assume tem

suas consequências.

Vic View Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade