Berlim: "foi um alívio fazer algo novo", diz ator de 'Harry Potter'
Apesar do apelo por produções alternativas no Festival de Cinema de Berlim, parece que não há como escapar de alguns filmes um tanto previsíveis entre os participantes da competição principal do evento. The Necessary Death of Charlie Countryman (A Morte Necessária de Charlie Countryman, em tradução livre), do diretor sueco Fredrik Bond, é mais uma daquelas produções em que um jovem americano, buscando um sentido à vida, parte em busca de aventuras em um país “exótico”. O destino da vez é a cidade de Bucareste, na Romênia, onde Charlie (Shia La Boeuf) conhece mochileiros drogados em busca de diversão, envolve-se com os piores vilões do local e, como não pode faltar, conhece seu grande amor, Gabi, vivida pela atriz Evan Rachel Wood.
“Eu fiz muitas viagens assim na época dos meus 20 e poucos anos. Esse foi um dos motivos que me fizeram querer dirigir esse filme. É nessa época que você está em busca da sua identidade, tem dúvidas e está buscando viajar e viver experiências e relacionamentos intensos”, contou Bond em coletiva de imprensa para divulgar a produção.
Shia Le Boeuf, que interpreta o protagonista que dá nome ao longa, não conseguiu chegar a tempo na coletiva, mas Rupert Grint contou como foi a experiência de gravar em Bucareste e afirmou ter sido um alívio participar do projeto depois de tanto tempo rotulado na pele de Rony Weasley, de Harry Potter.
“Foi renovador poder fazer algo novo e estar num set diferente depois de viver o mesmo personagem durante onze anos. Fazer o filme foi muito divertido porque o elenco era incrível. Eu não sabia o que esperar de Bucareste, fiquei muito surpreso. Não demorou muito para eu me apaixonar. É um lugar muito louco e divertido.”
E é exatamente dessa maneira, louca e divertida, que a história do longa se desenvolve. O filme começa com uma narração em estilo conto de fadas e mistura um tanto de magia e alucinações com muitos momentos de sangue e violência numa Bucareste ambígua, retratada como uma belíssima cidade da Europa Oriental, mas fortemente corrupta e sem leis.
“Eu passei um tempo em Bucareste e, em função da história que ela tem, das ditaduras e da forma como ela é considerada pelo resto da Europa, é possível entender por que se criou uma certa proteção entre as pessoas. Mas uma vez que você as conhece, vê como elas são incríveis e amáveis”, disse Bond.
Apesar do final um tanto previsível, o filme destaca-se pela diversidade do elenco, que conta com o alemão Til Schweiger, interpretando o mafioso e cafetão Darko, o dinamarquês Mads Mikkelsen, o vilão ciumento e sentimental que, incansavelmente, ameaça Charlie de morte, e o romeno Ion Caramitru, o pai de Gabi, que senta ao lado de Charlie no voo para Bucareste e influencia tudo o que irá acontecer a partir de então.
A trilha-sonora do filme promete agradar os fãs de música eletrônica. As canções originais são assinadas por Moby. Na lista, ainda há uma faixa da banda The XX. Uma mistura de A Praia (2000) e Bonecas Russas (2004), The Necessary Death of Charlie Countryman deve agradar quem quer sair pelo mundo em busca de diversão, aventura e amor.