Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ataque a Pearl Harbor completa 68 anos; confira filmes que retrataram o tema

5 dez 2018 - 17h02
(atualizado em 5/3/2018 às 09h37)
Compartilhar

Nesta segunda-feira (7), fazem 68 anos que a base americana de Pearl Harbor foi atacada pela Marinha Imperial Japonesa. O saldo total foi de 11 navios e 188 aviões destruídos e mais de 2403 militares mortos. O ataque foi decisivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e iniciou a Guerra do Pacífico. Apesar de imponente - e uma ferida aberta na história dos Estados Unidos -, tal acontecimento não foi tão importante para Hollywood como poderia ter sido. E apesar das freqüentes discussões relacionadas ao tema, poucos filmes fizeram bonito em relatar esse ponto crucial na história. Confira aqui alguns longas de destaque que retomaram o assunto em diferentes épocas:

Foto: Divulgação

» Veja fotos de filmes sobre Pearl Harbor

1941 (1970)

O ataque a base naval de Pearl Harbor já rendeu uma comédia dirigida por Steven Spielberg em 1979. No filme, após a baixa americana, os Estados Unidos entra em paranóia e acredita que a Califórnia é o próximo alvo. Assim, os habitantes americanos se preparam para defender a pátria. Mas quando um submarino japonês resolve atacar Hollywood, uma confusão enorme acontece.

Tora! Tora! Tora! (1970)

Polêmico na época que foi lançado, Tora! Tora! Tora! quebrou barreiras ao narrar o lado japonês do conflito que forçou os Estados Unidos a entrar na Segunda Guerra Mundial. Traduzido para o português, o título significa ¿Tigre! Tigre! Tigre¿, uma frase recorrente para as vitórias japonesas na guerra. Narrado de forma quase documental, o filme ganhou 9 indicações ao Oscar - uma raridade para produções estrangeiras -, mas só levou o de melhores efeitos visuais.

Remember Pearl Harbor (1942)

Logo após o bombardeamento em 7 de dezembro de 1941, a produtora Republic Pictures registrou o título Remember Pearl Harbor (Lembrando o Pearl Harbor) para produzir um filme sobre o assunto, tirando da reta todos os grandes estúdios. Mas, apesar de remeter ao tema, o filme traz poucos registros históricos. Aqui, o pano de fundo da guerra foi usado para reproduzir uma série de idéias já exploradas em produções anteriores de soldados, como Girl from Havana. No fim, nem o ¿espreme que sai sangue¿ foi o suficiente para atrair grandes bilheterias. No Brasil, pode ser encontrado em poucos sebos que trabalham com importados.

Pearl Harbor (2001)

A adaptação mais emblemática da história de Pearl Harbor é também a mais controversa. Quando o filme foi lançado, muitos acusaram Michael Bay, o diretor, de ter reproduzido apenas o lado americano da história, sempre representado com víeis de heroísmo. A trama é inspirada na vida de dois pilotos do Tennessee, Rafe McCawley e Danny Walker e, seguindo o exemplo de Titanic, fenômeno de bilheteria nunca antes superado, usa um romance como base para a ação. Apesar da história fraquinha, vale pelas cenas do ataque à base naval, um show de efeitos especiais.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra