Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Ainda Estou Aqui' perde BAFTA para 'Emilia Pérez' na categoria de Filme em Língua Não Inglesa

Filme brasileiro era um dos favoritos ao prêmio, mas foi derrotado pelo longa francês de Jacques Audiard

16 fev 2025 - 15h08
(atualizado às 23h43)
Compartilhar
Exibir comentários
O filme Emilia Pérez (à esquerda) é um dos principais concorrentes de Ainda Estou Aqui (à direita)
O filme Emilia Pérez (à esquerda) é um dos principais concorrentes de Ainda Estou Aqui (à direita)
Foto: Divulgação/Netflix/Sony Pictures / BBC News Brasil

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui não levou o prêmio de Melhor Filme em Língua Não Inglesa no BAFTA 2025, realizado neste domingo. O vencedor da categoria foi o francês Emilia Pérez, dirigido por Jacques Audiard. Considerado um dos prêmios mais prestigiados do cinema mundial, o BAFTA é visto como um indicativo do que pode acontecer no Oscar, marcado para 2 de março.

Além do Brasil e da França, disputavam a estatueta A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), Kneecap (Irlanda) e Tudo que Imaginamos como Luz (Índia). A expectativa para uma vitória de Ainda Estou Aqui era alta, especialmente após uma queda no favoritismo de Emilia Pérez nas últimas semanas, em meio a polêmicas envolvendo a atriz Karla Sofía Gascón.

"Ainda Estou Aqui" perde BAFTA na categoria Filme em Língua Não Inglesa:

Ao receber o prêmio, Audiard fez um discurso de agradecimento e dedicou a conquista a Gascón, sem mencionar diretamente as controvérsias. “Acima de tudo, gostaria de agradecer a todos os artistas maravilhosos que deram vida a este filme e que estão aqui conosco esta noite”, disse. “Minha querida Zoe, minha querida Selena, Giorgini, Paul, Juliet, Camille, Clement, Julia e sua equipe, mas também você, minha querida Karla Sofía, que eu beijo. Estou profundamente orgulhoso do que conquistamos juntos. Vida longa a Emilia Pérez!”, declarou.

As votações do Bafta tiveram início em 6 de dezembro de 2024. Uma segunda rodada, para diminuir a lista de indicados, ocorreu a partir de 3 de janeiro, sendo que a lista oficial foi divulgada em 15 do mesmo mês. Então, a última rodada de votação se deu entre 22 de janeiro e 11 de fevereiro.

Portanto, os últimos dias de votação coincidiram com o crescimento das polêmicas de Gascón. Em 28 de janeiro, foi noticiado pela Folha de S.Paulo uma crítica da atriz espanhola à equipe de Fernanda Torres, que teria incentivado ódio contra ela e o longa em que atua.

Representando Ainda Estou Aqui, o diretor Walter Salles e a atriz Fernanda Torres compareceram à cerimônia. Apesar de seu desempenho elogiado no longa, Torres não foi indicada nas categorias de atuação.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade