PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

5 episódios de Os Simpsons que citam o Brasil ou os brasileiros

O Brasil e alguns brasileiros já foram citados em Os Simpsons; veja 5 episódios do show com referências tupiniquins

19 abr 2024 - 17h12
(atualizado às 17h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Não é segredo para ninguém que Os Simpsons, uma das animações mais populares de todos os tempos e uma das séries mais longevas da TV, sempre satirizou o estilo de vida norte-americano, utilizando a família disfuncional formada por Homer, Marge, Bart e Lisa como representação dessa paródia.

Foto: Divulgação/Fox / Canaltech

Ao longo de suas 34 temporadas, no entanto, nem só os Estados Unidos serviram como palco ou referência para piadas da série, com outros países também aparecendo e sendo sacaneados por seus roteiristas, além do criador e consultor criativo do show, Matt Groening. E é claro que o Brasil não iria ficar de fora.

Os Simpsons já conta com 34 temporadas (Imagem: Divulgação/Fox)
Os Simpsons já conta com 34 temporadas (Imagem: Divulgação/Fox)
Foto: Canaltech

Nosso país, é claro, marcou presença nessa lista, aparecendo em alguns episódios de Os Simpsons que citam o Brasil ou os brasileiros, ainda que nem sempre de maneira muito lisonjeira. Em alguns casos, inclusive, a representação do país virou alvo de polêmica.

Para conhecer todos esses capítulos divertidos, mas que muitas vezes também reforçaram estereótipos ruins do nosso país, o Canaltech fez uma seleção de 5 episódios de Os Simpsons que citam o Brasil ou os brasileiros em alguma cena de sua trama. A lista está organizada pela ordem de exibição dos capítulos na TV, disponíveis no Brasil via Star+ e Disney+.

5. Culpe a Lisa - Temporada 13, Episódio 15

Os Simpsons conhecem a praia de Copacabana (Imagem: Reprodução/Fox)
Os Simpsons conhecem a praia de Copacabana (Imagem: Reprodução/Fox)
Foto: Canaltech

Provavelmente o episódio mais polêmico de toda essa seleção, Culpe a Lisa é o famoso capítulo em que a família de Os Simpsons vêm ao Brasil. Tudo começa quando Homer e Marge descobrem que Lisa apadrinhou um órfão no Brasil, agora desaparecido. Comovidos pela história do pobre Ronaldo, eles decidem vir até nosso país para procurá-lo, mas Homer acaba sendo sequestrado, deixando a situação mais complicada.

O episódio causou revolta no Brasil e a Fox foi extremamente criticada pela forma caricata com que representou nosso país. Para se ter ideia, além da questão da criminalidade, há macacos e ratos andando pelas ruas do Rio de Janeiro, pessoas que só sabem andar dançando conga ou jogando futebol e absurdos como um passeio de barco que sai da cidade maravilhosa e deságua na Amazônia.

Embora nos EUA o capítulo tenha sido muito bem aceito, levando, inclusive, o roteirista Bob Bendetson a ser indicado ao Writers Guild of America Award, no Brasil houve até quem desejasse processar a emissora por prejudicar a imagem internacional do país. Uma repercussão tão negativa que obrigou o produtor executivo James L. Brooks a emitir um pedido de desculpas aos fãs tupiniquins.

4. A Esposa Aquática - Temporada 18, Episódio 10

Quando chegam em Barnacle Bay, Lisa comenta que o Brasil ainda é o pior lugar que ela já visitou (Imagem Reprodução/Fox)
Quando chegam em Barnacle Bay, Lisa comenta que o Brasil ainda é o pior lugar que ela já visitou (Imagem Reprodução/Fox)
Foto: Canaltech

Em 2007, Os Simpsons voltaram a falar do Brasil e, mesmo citando o país apenas de passagem, foram novamente bastante ofensivos.

A menção aconteceu no episódio A Esposa Aquática, em que Marge fica nostálgica pelos verões que passava com suas irmãs Patty e Selma na ilha de Barnacle Bay. Homer, comovido com a situação da esposa, decide organizar uma viagem em família parra o local, mas o passeio acaba em frustração quando eles descobrem que a ilha foi devastada pela pesca excessiva de um peixe raro.

Ainda no começo do episódio, logo que chegam em Barnacle Bay e ficam decepcionados com o que veem, Lisa comenta que aquele é o lugar mais nojento que eles já foram. Bart, no entanto, pergunta "mas e o Brasil" e Lisa, rapidamente, responde "depois do Brasil".

3. Marge na Internet - Temporada 18, Episódio 17

Ronaldo, o jogador de futebol, já apareceu no universo de Os Simpsons (Imagem: Reprodução/Fox)
Ronaldo, o jogador de futebol, já apareceu no universo de Os Simpsons (Imagem: Reprodução/Fox)
Foto: Canaltech

Ainda na temporada 18, a família de Os Simpsons atacou novamente, só que dessa vez trazendo para o universo da animação um brasileiro muito famoso em todo o mundo. No episódio Marge na Internet, a matriarca da família fica viciada em um jogo de RPG online chamado Earthland Realms e Homer acaba acompanhando Lisa até seu jogo de futebol.

Como o juiz da partida se demite e a disputa está para ser cancelada, Homer aceita ocupar o cargo, ainda que sempre "roube" a favor de sua filha. A falcatrua, no entanto, chega ao fim quando ninguém menos do que Ronaldo Fenômeno, o jogador de futebol, aparece e confirma que Lisa está se jogando no chão, o que leva Homer a mostrar um cartão vermelho para Lisa e expulsá-la de campo.

2. Mães Que Gostariam de Esquecer - Temporada 22, Episódio 10

Piada sobre o Brasil aparece apenas na versão dublada da animação (Imagem: Reprodução/Fox)
Piada sobre o Brasil aparece apenas na versão dublada da animação (Imagem: Reprodução/Fox)
Foto: Canaltech

Ainda que sutil, outra menção feita ao futebol brasileiro ocorreu em Mães que Gostariam de Esquecer, episódio de Os Simpsons transmitido em 2011 na Fox. No capítulo em questão, Bart briga com alguns colegas da escola e fica intrigado quando vê uma cicatriz igual à sua no pulso de um deles. Ao confrontar Marge, o garoto descobre segredos do seu passado e acaba encorajando sua mãe a voltar a ter uma vida social.

Enquanto tudo isso acontece e Homer tenta entender a mudança de Marge, o personagem aparece em um determinando momento com um livro de palavras-cruzadas resolvidas e lê em voz alta a seguinte sentença "Brasil, hexacampeão de futebol".

A cena, que para muita gente soou como uma previsão (ainda não concretizada) da sexta vitória do país na Copa do Mundo, aparece, no entanto, apenas na versão dublada da animação. No áudio original, Homer Simpson fala "A Irene Ryan é a avozinha da televisão".

1. Os Simpsons na Copa do Mundo - Temporada 25, Episódio 16

Os Simpsons na Copa do Mundo do Brasil (Imagem: Reprodução/Fox)
Os Simpsons na Copa do Mundo do Brasil (Imagem: Reprodução/Fox)
Foto: Canaltech

Para quem achou pouco, a série voltou a falar sobre o futebol brasileiro alguns anos depois, dessa vez no episódio Os Simpsons na Copa do Mundo. No capítulo, Lisa viraliza na internet ao contar a história de Marge na Internet e de como seu pai foi corajoso ao expulsar a própria filha de um jogo de futebol.

Graças ao vídeo, o patriarca da família Simpson vira celebridade e causa comoção, chegando a ser convidado para arbitrar alguns jogos da Copa do Mundo no Brasil. Por aqui, ele acaba sendo alvo de algumas tentativas de suborno, conhece um jogador chamado El Divo (uma paródia de Neymar, que está sempre caindo) e tem até tempo para passear com a família na Amazônia.

Os Simpsons são 'videntes'? Veja previsões que ocorreram Os Simpsons são 'videntes'? Veja previsões que ocorreram

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade