Locadoras, streaming, super-heróis: grandes mudanças do cinema em 20 anos
Mais de duas décadas depois, o universo do entretenimento já explora novos cenários.
É 1º de abril e apesar de muitas pessoas associarem a data apenas ao Dia da Mentira, para nós do AdoroCinema trata-se de uma data comemorativa. Hoje, um dos maiores portais de cinema, TV e cultura pop da América Latina completa 24 anos. Para celebrar essa passagem, a redação fez uma espécie de viagem do tempo ao passado.
É louvável dizer que esse retrospecto não é tão elaborado quanto o do De Volta Para o Futuro ou tão curioso quanto o que vimos com Wagner Moura em O Homem do Futuro, mas é um olhar efetivo sobre esse quase quarto de século.
O tempo de existência do AdoroCinema é tomado por um período interessante em termos de avanços tecnológicos. Boa parte das experiências voltadas ao audiovisual foram completamente transformadas - e há quem viu o VHS dar lugar aos DVD, que logo tiveram o update do Blu-Ray. Tudo isso até a derrocada das mídias físicas (elas ainda existem, nós sabemos!).
Foram 24 anos que também moldaram muito do que se conhece hoje como cinema. Muitas franquias tiveram forte presença nos cinemas de todo o mundo, assim como IPs dos anos 1980 e 1990 voltaram com força total a cada nova renovação do calendário de lançamentos. Há também a "manutenção de poder" de aclamados diretores que seguem em atividade até hoje, como também surgiram nomes brilhantes no caminho.
São muitas mudanças e, obviamente, não será possível abarcar todas elas, mas fiquem com algumas interessantes transformações do cenário da cultura pop durante os últimos 24 anos.…
No streaming: Este é o melhor filme de terror do ano segundo os leitores do AdoroCinema
Os 10 melhores filmes de 2023: Barbenheimer está na lista do AdoroCinema, quem levou a melhor?