20 anos de 'Jogos Mortais': como surgiu uma das maiores franquias de terror da história
O terror psicológico conheceu novos horizontes graças a esta produção sombria.
Há quase 20 anos, uma das melhores sagas de terror surgiu de maneira impressionante em cinemas em todo o mundo. Lucrativo e icônico, o início da franquia teve uma abertura modesta, com orçamento de apenas 30 mil dólares e um diretor estreante no comando.
Inspirado pelo impacto de filmes de baixo orçamento, como 'Pi', de Darren Aronofsky, e 'A Bruxa de Blair', o até então desconhecido James Wan surpreendeu o público e a crítica com o primeiro 'Jogos Mortais'. Reconhecido por uma história de tirar o fôlego, o thriller psicológico se destacou pela crueldade dos acontecimentos dessa primeira incursão nas telonas.
O filme foi possível por meio de um curta-metragem que capturou a essência do que seria a história. Com ele, o projeto convenceu um jovem produtor a investir no filme, que chegou a conquistar 100 milhões de dólares em todo o mundo, dando início à franquia que lançou seu décimo filme no ano passado.
A saga inicial gira em torno de John Kramer, um assassino que seleciona suas vítimas por seus pecados e as submete a situações de vida ou morte em que devem tomar decisões difíceis para sobreviver. Cada capítulo se esforçou para superar o anterior em violência e crueza, cativando assim sua fiel base de fãs em todo o mundo.
Já o décimo longa, 'Jogos Mortais X', acompanha o retorno John Kramer (Tobin Bell), o impiedoso assassino Jigsaw - criador dos sádicos jogos de sobrevivência - est&
Jogos Mortais X tem as armadilhas mais cruéis da franquia até agora?
Jogos Mortais: O que aconteceu com Amanda Young durante os filmes da franquia?
Jogos Mortais X tem cena pós-crédito? 10º filme da franquia de terror quebra tradição de 19 anos