PUBLICIDADE

Hollywood chega a Cannes com holofotes voltados a Tarantino

13 mai 2019 - 17h08
(atualizado às 17h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Cannes terá uma ajudinha de Hollywood para dar destaque à sua programação deste ano graças à volta de Quentin Tarantino com grandes estrelas a tiracolo, dando o tom de um festival que quer manter a coroa de maior vitrine de estreias cinematográficas do mundo.

Quentin Tarantino discursa em abertura de festival em Lyon, na França
08/10/2016 REUTERS/Robert Pratta
Quentin Tarantino discursa em abertura de festival em Lyon, na França 08/10/2016 REUTERS/Robert Pratta
Foto: Reuters

A inclusão de última hora do novo filme de Tarantino, após o suspense digno de cinema de sua corrida para finalizar a edição a tempo, completa uma hoste de veteranos pesos-pesados de Cannes que disputarão espaço com uma leva de jovens novatos.

Após uma escassez notável de filmes norte-americanos no Festival Internacional de Cinema de Cannes no ano passado, Era uma Vez... em Hollywood, homenagem do diretor de Pulp Fiction à indústria do cinema estrelada por Brad Pitt, Margot Robbie e Leonardo DiCaprio, adicionará uma dose de glamour aos lançamentos nos tapetes vermelhos da Riviera Francesa ao longo da próxima quinzena.

"(Tarantino) é um dos maiores diretores de sua geração", disse o diretor do festival, Thierry Frémaux, em uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

"A presença que ele traz em termos de impacto e valor artístico é um elemento essencial de uma seleção como a deste ano."

Entre os outros destaques está The Dead Don't Die, frenesi zumbi de Jim Jarmusch que conta com um elenco notável que vai de Bill Murray e Tilda Swinton aos cantores Iggy Pop, Selena Gomez e Tom Waits.

Cannes vem lutando para encontrar seu lugar em um universo cinematográfico que muda rapidamente, é cada vez mais dominado por gigantes do streaming, como a Netflix, e no qual a competição com outros grandes festivais, como o de Veneza, se acirra.

Embora se orgulhe de exibir filmes menos comerciais e dar espaço a novatos, Cannes também sofre pressão para continuar relevante.

"Neste ano eles realmente apostaram mais alto", disse Scott Roxborough, crítico da Hollywood Reporter, à Reuters. "A noite de abertura será um cineasta indie lendário, Jarmusch, e o filme de Tarantino acabou de ser finalizado e todos estão desesperados para vê-lo. Isso dará um verdadeiro impulso a Cannes."

A pré-estreia da cinebiografia de Elton John, Rocketman, protagonizada por Taron Egerton, também será um atrativo, opinou Roxborough.

Outros frequentadores de Cannes que estarão de volta são o britânico Ken Loach, o norte-americano Terrence Mallick e o espanhol Pedro Almodóvar, que enfrentará vários estreantes na competição principal.

As exibições começam em 14 de maio.

Veja também:

Brasil é destaque no Festival de Criatividade Cannes Lions:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade