0

Dilma Rousseff acusa 'O Mecanismo' de propagar fake news

Em rede social, ex-presidente critica série e chama José Padilha de "criador de notícias falsas".

26 mar 2018
17h50
atualizado às 18h50
  • separator
  • comentários

O Mecanismo, nova série de José Padilha, acabou de estrear na Netflix e já é motivo de polêmicas. Neste domingo (25), a ex-presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota em suas redes sociais e site oficial acusando o seriado de ser "mentiroso e dissimulado". Para ela, não se trata de liberdade artística, mas de "um pusilânime a serviço de uma versão que teme a verdade".

Foto: AdoroCinema / AdoroCinema

"A série O Mecanismo, na Netflix, é mentirosa e dissimulada. O diretor inventa fatos. Não reproduz 'fake news'. Ele próprio tornou-se um criador de notícias falsas", disse Dilma.

Segundo ela, o diretor de Tropa de Elite manipulou os acontecimentos da Lava-Jato, operação da Polícia Federal que investiga desde 2014 um esquema de lavagem de dinheiro:

"A propósito de contar a história da Lava-Jato, numa série 'baseada em fatos reais', o cineasta José Padilha incorre na distorção da realidade e na propagação de mentiras de toda sorte para atacar a mim e ao presidente Lula. [...] Sobre mim, o diretor de cinema usa as mesmas tintas de parte da imprensa brasileira para praticar assassinato de reputações, vertendo mentiras na série de TV, algumas que nem mesmo parte da grande mídia nacional teve coragem de insinuar", afirmou.

A petista também aponta para equívocos de informação que estariam na série: ela alega que a data do escândalo do Banestado - esquema que envolvia o envio de remessas de dinheiro ilegalmente para o exterior -, teria acontecido em 1996, em pleno governo de Fernando Henrique Cardoso, e não em 2003, quando Lula assumia a presidência. Para ela, Padilha segue "numa linha de tempo alternativa" para a construção da trama.

Outra informação que Dilma considera uma farsa na série é inerente à declaração do personagem baseado em Youssef de que, em 2003, o então ministro da Justiça era seu advogado. "A pasta era ocupada naquela época por Márcio Thomas Bastos. [...] O advogado sequer está vivo hoje para se defender".

Ela reclama ainda de a obra trazer Higino, personagem inspirado em Lula, utilizando a fala "estancar a sangria", expressão que foi utilizada por Romero Jucá em conversa o delator Sérgio Machado. Dilma também aproveita para negar o envolvimento de Alberto Yousseff durante sua campanha de reeleição em 2014.

O Mecanismo estreou na Netlix no dia 23 de março.

"O Mecanismo" está dando o que falar; Estátua do Bulbassauro em SP e+ [CT News]
AdoroCinema
  • separator
  • comentários
publicidade