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Veja 10 dicas para curtir o Carnaval com saúde

Preparador físico Marcio Atalla e nutricionista elaboraram dicas para que o folião aproveite o Carnaval com pequenos cuidados

3 fev 2016
11h26
atualizado às 12h00
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O Carnaval é uma datas mais esperas no Brasil e atrai turistas de todos os cantos. Os blocos de rua, trios elétricos e os tradicionais desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, e no sambódromo do Anhembi, são acompanhados por multidões.

Para aproveitar ao máximo sem descuidar da saúde, o preparador físico Marcio Atalla e a nutricionista Marcia Daskal elaboraram algumas dicas para os foliões. Confira:

1 – Nas principais refeições do dia, dê preferência a alimentos ricos em carboidratos como pão, macarrão, batata, arroz e tubérculos em geral, pois esse nutriente fornece energia de sobra para gastar durante a festa. “A glicose, molécula proveniente da quebra de açucares, é a única fonte de energia utilizada pelo cérebro”, explicou Maria.

Se alimentar bem e pequenos exercícios físicos são algumas das dicas
Se alimentar bem e pequenos exercícios físicos são algumas das dicas
Foto: Ellan Lustosa / Futura Press

2 – Não se esqueça do café da amanhã: ele é essencial para começar o dia e deve ser bem caprichado. Sem pressa, dá para você pode ingerir frutas, cereais, ovos iogurte ou café com leite, pães e geleias.

3 – Se você caiu na folia, um copo caprichado de caldo de cana pode fazer muito bem. O acúçar d doce ajuda na recuperação muscular. “Essa bebida é muitos utilizada na recuperação dos atletas”, afirmou Marcio Atalla.

4 – Quem não gosta de caldo de cana, dá para optar pelo suco de beterraba, outra técnica usada pelos atletas. O legume ajuda a levar mais oxigênio para os músculos e melhora a performance, se consumida antes da festa.

A beterraba também é rica em açúcar, que enche os músculos de energia, e de vitamina A, que ajuda na imunidade e protege a pele de quem pula Carnaval ao ar livre.

5- Fique atento a ingestão de bebida alcoólica. Evite beber com o estômago vazio, o que pode causar quadros de hipoglicemia. Para evitar qualquer mal-estar, vale a pena intercalar as bebidas alcoólicas com alimentos e goles de água.

6 – Alimente-se com produtos de fácil transporte e digestão como barrinha de cereais, bolachas integrais, lanches naturais, sucos, frutas secas (damasco, ameixa, figo) e grãos (nozes, amêndoas, castanhas). “É importante diminuir a ingestão de frituras e outras preparações ricas em gordura”, recomendou a nutricionais.

7 – Não esqueça também da hidratação. Água de coco, suco de frutas e muita água não podem faltar.

8 – Se a ressaca bater, o jeito é fazer uso de muito líquido e ter uma alimentação leve a base de carboidratos, carnes magras, hortaliças, legumes, frutas e lácteos com baixo teor de gorduras. “Depois de um dia de festa, também tente fazer uma aditividade aeróbica leve porque contribui para eliminar o excesso de álcool no corpo”, sugere Atalla.

9 – Festas de Carnaval demandam tempo e disposição. Normalmente, o folião passa horas em pé e é natural que ao final do dia sinta dores musculares. “Nesses casos, vale fazer uma massagem ou atividades na água, pois são facilitadoras na eliminação dos desconfortos”, reforçou Atalla.

10 – Antes de sair de casa, invista em alongamentos para preparar o corpo, pois geram melhor mobilidade. Eles têm como função relaxar a musculatura, que costuma ficar enrijecida depois de um dia desgastante. De acordo com o preparador físico, é uma atividade simples, rápida, que pode ser feita em qualquer lugar e que fará diferença para aproveitar melhor a folia. 

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Fonte: Terra
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