PUBLICIDADE

Treinar cura a ressaca do carnaval? Personal trainer responde

Pergunta que ganha importância pelo exagero da maioria neste período

9 fev 2024 - 13h31
(atualizado às 19h49)
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas pessoas esquecem da realidade na época do carnaval, não é mesmo? Aí consomem álcool como se não houvesse amanhã, dão pouca importância para alimentação e buscam compensar após o término da folia. Escolha que gera dúvida, por exemplo: treinar cura a ressaca do carnaval?

Treinar cura a ressaca do carnaval
Treinar cura a ressaca do carnaval
Foto: Shutterstock / Sport Life

Veja se treinar cura a ressaca do carnaval

O personal trainer Caio Signoretti disse que a ideia de que o exercício pode curar a ressaca é um equívoco na maioria dos casos, destacou que embora o exercício físico possa ajudar a acelerar a remoção das toxinas do corpo, não há evidências científicas sólidas da sua eficácia na eliminação rápida do álcool, que circula pelo organismo.

"Treinar após uma noite de bebedeira não é uma solução milagrosa para curar a ressaca. Embora possa ajudar a acelerar o metabolismo e promover uma sensação de bem-estar, é importante lembrar que o corpo precisa de descanso e hidratação adequados para se recuperar totalmente. Portanto, a moderação é a chave tanto na ingestão de álcool quanto na prática de exercícios físicos durante a ressaca", disse.

Quanto ao estilo de treino indicado entre aeróbico ou treino de força, Caio ressaltou que não há um único tipo que seja o melhor para curar a ressaca. "O importante é a pessoa simplesmente retomar ou continuar seguindo a rotina dela. O que pode acontecer é que ela vai ter uma perda de desempenho por estar de ressaca, mas não vai ter um treino melhor ou pior para ela curar esse mal estar", ressaltou.

Os malefícios do álcool e a importância da hidratação

De maneira geral, o álcool só atrapalha e não existe solução melhor do que não beber ou então aguardar o corpo fazer seu trabalho. Se hidratar ainda é a melhor estratégia. Quando se está de ressaca, não é indicado exigir muito esforço do organismo, porque ele já está trabalhando e concentrando toda energia celular para se desintoxicar da noite anterior", justificou.

Pessoas com metabolismo rápido

Caio concluiu que pessoas com metabolismo rápido têm níveis mais altos dessas enzimas, que metabolizam o álcool rapidamente. Mas mesmo com um metabolismo acelerado pela frequente prática de exercícios, o consumo excessivo de álcool pode causar ressaca no dia seguinte. Isso devido a outros fatores, como desidratação e qualidade do sono.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Publicidade