Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Temer chama desfile para Lula de 'bajulação na Sapucaí' após ser retratado como golpista

Ex-presidente diz que sátira faz parte do carnaval, mas criticou o cenário político e econômico

16 fev 2026 - 12h13
(atualizado às 13h13)
Compartilhar
Exibir comentários
Atraso, vaias e Lula na Sapucaí: Confira como foi o desfile de carnaval no Rio de Janeiro:

O ex-presidente Michel Temer criticou neste domingo, 15, a forma como foi retratado no desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que levou à Marques de Sapucaí um enredo sobre a trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro.

O desfile, intitulado Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil, apresentou passagens da vida política do petista, desde a infância em Pernambuco até a chegada à Presidência. Entre as cenas, a comissão de frente incluiu a transição de poder entre Dilma Rousseff e Temer, além de uma representação simbólica do impeachment e dos desdobramentos políticos posteriores, incluindo a eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Após a repercussão, Temer divulgou uma nota comentando a abordagem da escola. "A sátira política é parte da tradição do carnaval. E como defensor da liberdade de expressão e da liberdade artística, não julgo as escolhas feitas como tema na avenida", afirmou.

Temer se manifestou sobre como foi retratado no desfile
Temer se manifestou sobre como foi retratado no desfile
Foto: Reprodução/TV Globo

"Como o samba é o espaço da criatividade e da fantasia, não faz sentido cobrar rigor histórico num enredo ou questionar a troca da crítica social pela bajulação na Sapucaí".

O ex-presidente, no entanto, aproveitou a manifestação para fazer críticas ao cenário político e econômico atual. "O problema é quando adotam o ilusionismo na Esplanada, promovendo a irresponsabilidade fiscal, juros altos e o endividamento público crescente - e negando conquistas, como as reformas trabalhista, do ensino médio e da previdência. É triste ver a troca da ponte para o futuro por uma volta ao passado. Olha o Brasil aí... gente!", declarou.

*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade