3 eventos ao vivo

Salgueiro homenageia planeta Terra e faz integrante levitar

3 mar 2014
03h01
atualizado às 04h08
  • separator
  • 0
  • comentários

A Acadêmicos de Salgueiro inovou em seu desfile na madrugada desta segunda-feira e fez uma componente levitar sobre uma alegoria. A escola, penúltima na avenida neste primeiro dia do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, discorreu sobre a relação do ser humano com o planeta Terra, no enredo “Gaia – A vida em nossas mãos”.

Confira a Previsão do Tempo para o Rio de Janeiro no Carnaval

<p>Integrante flutua sobre alegoria do Salgueiro</p>
Integrante flutua sobre alegoria do Salgueiro
Foto: Marcelo Moreira / Futura Press

O desfile do Salgueiro surpreendeu logo nos primeiros momentos: no abre-alas da escola, uma integrante flutuava sobre o globo terrestre. A artimanha remete à mitologia grega, presente no título do enredo: Gaia é a deusa da Terra e uma das divindades primordiais, nascidas no surgimento do mundo.

Diversas versões mitológicas para o surgimento do planeta foram mencionadas pelo Salgueiro - dentre elas, a teoria dos quatro elementos da matéria: ar, água, terra e fogo. Em uma alegoria, inclusive, o destaque era uma mulher grávida de oito meses, que representava a "mãe terra". 

A evolução da escola na avenida acompanhou a evolução da Terra. E, com isso, também vieram os problemas da história humanal. A Acadêmicos de Salgueiro concedeu espaço importante em sua apresentação para discutir a importância da sustentabilidade e da preservação da natureza. 

O samba-enredo cantado pelos 4,1 mil integrantes da escola na avenida também fazia esse apelo: "e no avanço dessa tecnologia ecoa a voz da Academia. É uma questão de querer aprender a cuidar e saber preservar. Meu samba vai tocar seu coração, é um alerta ao mundo inteiro. A vida em nossas mãos, buscando a solução". O Salgueiro deixou a avenida com gritos de "é campeão". 

Depois do Salgueiro, o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro chega ao fim com o desfile da Beija-Flor, vice-campeã de 2013. A apuração das notas será realizada na Quarta-Feira de Cinzas.  

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; data-cke-574-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/carnaval/duelo-bumbuns-rio-x-sp/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/carnaval/musas-do-carnaval-2014/&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade