Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rio: bloco atrai pessoas da praia e avenida vira 'mar de gente'

19 fev 2012 - 18h26
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Giuliander Carpes
Direto do Rio de Janeiro

As praias da zona sul amanheceram lotadas neste domingo (19), no segundo dia de Carnaval. O sol forte e o mar limpo fizeram a praia lotar e mal havia espaço para se mexer na areia. O clima à beira-mar ficou mais ameno ainda quando o Simpatia É Quase Amor tomou a avenida Vieira Souto. Milhares de pessoas que estavam na praia pularam para o asfalto e se juntaram ao bloco, que coloriu a orla de Ipanema de amarelo e lilás.

Grupo fantasiado de Smurfs acompanhou o cortejo do bloco de rua Simpatia é Quase Amor, no Rio de Janeiro
Grupo fantasiado de Smurfs acompanhou o cortejo do bloco de rua Simpatia é Quase Amor, no Rio de Janeiro
Foto: Daniel Ramalho / Especial para Terra

"Não vou me surpreender se der mais de 1 milhão de pessoas no bloco este ano", afirmou Roberto César, que toma conta do "carro abre-alas" do Simpatia. "Tem muita gente saindo da praia e se juntando ao bloco. É uma festa bonita, uma das maiores do Rio, mas temos respeito pelos outros blocos. Somos um dos maiores, mas não sei se vai ser possível ultrapassar o Cordão do Bola Preta." O Bola Preta, que saiu no centro da cidade no sábado, juntou mais de 2,2 milhões de pessoas. Ainda não há estimativa oficial do número de foliões do Simpatia.

Mas parecia que o samba-enredo do bloco contava exatamente o que ocorria na avenida. "Quando o mar beijou a areia, o amor se fez poesia, morena virou sereia pra brincar no Simpatia", dizia o samba composto por Lefê Almeida e Serginho Meriti Fantasia. O calor deixava quase impossível o uso de roupas mais pesadas. A maioria dos homens tirou a camisa, as mulheres optaram mesmo pelo biquíni, enquanto balões coloridos davam o tom da festa no céu limpo de uma das praias mais famosas do mundo.

A bateria do Simpatia É Quase Amor é um capítulo à parte. O grupo, composto por 70 músicos, encantou com um ritmo ensaiado para o samba-enredo que não deixava nada a desejar para as escolas de samba do Grupo Especial, que começam a desfilar na noite deste domingo na Marquês de Sapucaí. "A bateria é o grande charme do Simpatia. O pessoal é muito bom, toca demais, e só teve uma, duas semanas para ensaiar", contou César.

Qualquer um pode entrar como quiser e o clima do bloco acaba sendo mais liberal. Beijo na boca faz parte da brincadeira. Se tiver ciúme, melhor nem levar a parceira. "Eu morro de ciúme da minha mulher, então melhor deixá-la em casa. Aqui os caras vão querer passar a mão, beijar, melhor evitar", explicou César, que está no seu oitavo carnaval com o Simpatia É Quase Amor.

A irreverência também toma conta da Vieira Souto. O caminhão de som do Simpatia vem com inúmeras faixas engraçadas, que não perdoam nem o governador de São Paulo. "Alckmia é transformar cacetete em moradia", dizia uma delas, numa alusão à intervenção da Polícia Militar paulista em Pinheirinho, em São José dos Campos. Também havia umas mais divertidas. "Errar é o Mano, Menezes", trazia uma delas, brincadeira com o técnico da seleção brasileira. E outra era em tom de agradecimento a Ronaldo, que se aposentou no ano passado visivelmente. "Obrigado Fenômeno! Agora nós temos corpo de atleta!"

Carnaval no Terra

O Terra transmite, ao vivo e em HD, a folia em Salvador. Não perca Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Chiclete com Banana, entre outros, agitando o circuito Barra-Ondina. O ator Cassio Reis e a apresentadora baiana Érica Saraiva comandam o estúdio do camarote do Terra, entrevistando famosos - como a atriz Sharon Stone - entre os mais de 800 convidados por dia.

O portal também acompanha minuto a minuto todos os desfiles e a apuração das escolas de samba de Rio de Janeiro e São Paulo. Notícias, fotos, vídeos e a transmissão de Salvador também estão em tablets e no celular. Acesse m.terra.com.br/carnaval2012.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra