PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Madura, São Clemente faz ode a "pai dos carnavalescos"

Escola amarela e preta contou a história do lendário cenógrafo Fernando Pamplona na Marquês de Sapucaí

16 fev 2015 - 22h56
(atualizado às 23h32)
Compartilhar
Exibir comentários

Menos tradicional das 12 escolas que atualmente integram o Grupo Especial do Carnaval carioca, a São Clemente foi a responsável por abrir o segundo dia de desfiles na Marquês de Sapucaí, na noite desta segunda-feira. Com menos recursos que as rivais, a agremiação amarela e preta apostou na vontade e em um enredo para lá de saudosista a fim de tentar se manter na elite do Rio de Janeiro. Já se vão cinco anos desde a última participação da São Clemente no Grupo de Acesso – neste período, a escola teve como melhor resultado a 9ª colocação de 2011.

O enredo que a agremiação levou à avenida? "A incrível história do homem que só tinha medo da Matinta Perera, da Tocandira e da onça pé de boi". Quem seria este homem? Simplesmente Fernando Pamplona. Conhecido como o “pai de todos os carnavalescos” do Brasil, o cenógrafo foi tetracampeão do Carnaval carioca pelo Salgueiro (em 1960, 1965, 1969 e 1971) e praticamente criou um jeito de se contar histórias na Marquês de Sapucaí. Falecido aos 87 anos em setembro de 2013, então, pode ver de onde quer que estivesse a sua vida virar tema de um Carnaval na avenida.

<p>São Clemente apresentou alas muito criativas</p>
São Clemente apresentou alas muito criativas
Foto: Rudy Trindade / FramePhoto

E a São Clemente conseguiu levar Pamplona à Sapucaí de maneira bastante digna. Estreando na escola, a carnavalesca Rosa Magalhães desenvolveu um desfile bem bonito e que não deve provocar grandes problemas à agremiação na apuração da próxima quarta-feira. A primeira surpresa apareceu logo na comissão de frente.

Representado os medos do homenageado, a linha inaugural amarela e preta não continha elementos cenográficos – apenas bailarinos. E eles deram conta do recado. Vestidos de pássaros negros, transformavam-se em bruxas de tempos em tempos e encantaram o sambódromo apenas na base da dança. Até a chegada do abre-alas, uma ala negra dava mostras de qual seria o clima do primeiro carro alegórico da São Clemente.

<p>Bruxa Matinta Perera foi representada no carro abre-alas</p>
Bruxa Matinta Perera foi representada no carro abre-alas
Foto: Rudy Trindade / FramePhoto

Sombrio (mas ao mesmo encantador), ele também exibiu à Sapucaí os medos de Fernando Pamplona durante o seu crescimento no Rio de Janeiro - como a discriminação racial, que, futuramente, inspiraria o carnavalesco a escrever alguns de seus enredos. Aranhas caranguejeiras gigantes, onças pintadas, bruxas que se moviam no topo da alegoria... Tudo foi bastante bonito. E ficou ainda mais devido ao contraste das cores preta e laranja, que deram um ar luxuoso à avenida.

Luxo, aliás, foi no que Rosa Magalhães conseguiu transformar a Marquês de Sapucaí na noite desta segunda-feira. O sambódromo ficou especialmente colorido e brilhante por causa das lindas fantasias vestidas pelos 3200 componentes da São Clemente. Estava bonito.

<p>Bateria da São Clemente não comprometeu na Sapucaí</p>
Bateria da São Clemente não comprometeu na Sapucaí
Foto: Anderson Borde / AgNews

Bateria e samba-enredo também encantaram a avenida. A primeira arriscou com paradinhas e bossas mais longas, entrou na área de recuo de trás para frente e também contou com a ilustre presença do Mestre Marcão, que comanda os ritmistas da Acadêmicos do Salgueiro. Ele surpreendeu e desfilou tocando uma das caixas da Fiel Bateria. Já a letra do samba da São Clemente esbanjou sensibilidade, levantando o público com “pega no ganzê, pega no ganzá”, e o emocionando com “É o mestre/Que segue o astro rei lá no infinito/O céu ficou ainda mais bonito/Todos querem aplaudir”.

Onde quer que esteja, Fernando Pamplona certamente aprovou.

Musas do Carnaval 2015 Musas do Carnaval 2015

Vote no melhor bumbum do Carnaval 2015 Vote no melhor bumbum do Carnaval 2015

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade