Blocos de rua religiosos aparecem na programação oficial do carnaval no Rio; veja onde curtir
Diversidade de religiões é notada em lista oficial do Riotur
Riotur divulga lista oficial dos blocos de rua do carnaval 2025, incluindo blocos religiosos, em diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro.
A lista oficial dos blocos de rua do carnaval 2025 já foi disponibilizada pela Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur), e o próprio órgão organiza a programação categorizando os blocos. Além dos blocos infantis e para pets, uma outra categoria vista é a dos religiosos. Nesse ano, as pautas religiosas entoam o samba-enredo de algumas das escolas do Grupo Especial, como o Salgueiro e a Viradouro. Conheça os blocos religiosos da folia carioca!
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O primeiro listado pela Riotur é o Afoxé Filhos de Gandhi do Rio de Janeiro, que desfila na terça-feira de carnaval, 4 de março, a partir das 09h na Av. Atlântica, 1702 - Copacabana. Declarados patrimônio imaterial do Rio de Janeiro, os Filhos de Gandhi marcam presença nas ruas da cidade no período da festividade desde 1951. Com expectativa de um público de 3 mil pessoas, traz a proposta de desenvolver e preservar a cultura afro-brasileira através da música, da cultura e da fé.
Na mesma data, a Zona Oeste da cidade recebe o Bloco Cultural Pegada de Malandro. A partir das 13h, na R. Figueiredo Camargo, 351 - Bangu, o bloco criado em 2023 promete resgatar a cultura boemia carioca através da malandragem do samba e da umbanda. O público estimado é de 600 pessoas.
Aqueles que são adeptos a religiões protestantes serão representados no bloco Mocidade Dependente de Deus. O desfile também acontece no dia 4 de março, a partir das 14h, na Praia do Flamengo, n° 72-A, na Zona Sul do Rio. O bloco existe na cidade desde 1992 e a expectativa é de reunir 500 pessoas.