Foliões enfrentam calor para usar fantasias da cultura pop em bloco de Olinda
“Enquanto Isso na Sala da Justiça” começou de forma despretensiosa e hoje arrasta multidão
Da ideia divertida de um grupo de amigos surgiu um bloco de carnaval que hoje desfila com milhares de pessoas em Olinda. O Enquanto Isso na Sala da Justiça sai neste domingo, 15, nas ladeiras da cidade pernambucana.
A partir do desejo de sair vestidos de super-heróis, o bloco foi criado em 1995 e desfila anualmente até hoje ao som de frevo.
Além dos heróis, os foliões se inspiram em outros personagens e figuras da cultura pop.
A concentração também é conhecida por ser um ambiente seguro para famílias com crianças, que se divertem vendo as versões dos seus personagens favoritos.
Tem família pernambucana que frequenta o bloco todos os anos para curtir com as crianças, como é o caso da de Matheus Caravalho, que se fantasiou de Capitão América. "É um ambiente muito confortável. Minha irmãzinha também está participando comigo. É um momento muito especial", disse. "É muito interessante ver como o pessoal se envolve mesmo [na produção das fantasias]. É uma questão cultural enraizada, tem que continuar pela eternidade".
Cosplayers também participam da festa e fazem sucesso com as crianças, como é o caso da Arlequina e do Coringa, personagens do universo Batman. "Mais emocionante é a reação das crianças, que gostam desses vilões do bem", disse uma foliã fantasiada de Arlequina ao Terra.
Mas as fantasias podem ser um problema em meio ao intenso calor de Olinda, como aconteceu com os amigos Alexandre Siqueira, de Capitão América, e Ayrmer Oliveira, que foi Esqueleto do He-man. "Bastante calor, mas acho que a alegria compensa", disse Ayrmer.
O calor também foi uma preocupação de um grupo de amigos que resolveu se vestir de Power Rangers para participar da festa.
E eles se prepararam para isso. Eles compraram as roupas em setembro, segundo a foliã Denise Feitosa. "A gente achou que ia ficar sufocante, mas está leve, está ótimo."
*A cobertura de carnaval do Terra tem apoio de Bluefit, Gol, Magalu, Mercado Pago, OMO, e Popeye's #TerraNoCarnaval
