PUBLICIDADE

Caçadores de fósseis britânicos acham ossos de nova espécie de dinossauro, primo do T.Rex

12 ago 2020 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro ossos encontrados em uma praia na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra, pertencem a uma nova espécie de dinossauro terópode, o grupo que inclui o Tiranossauro Rex, disseram pesquisadores da Universidade de Southampton nesta quarta-feira.

Parque temático em Jacarta
20/06/2020
REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana
Parque temático em Jacarta 20/06/2020 REUTERS/Ajeng Dinar Ulfiana
Foto: Reuters

O novo dinossauro, que foi batizado de Vectaerovenator inopinatus, viveu no período Cretáceo há 115 milhões de anos e foi estimado com tamanho de até quatro metros de comprimento, segundo os paleontologistas.

O nome se refere aos grandes espaços de ar encontrados nos ossos, que foram descobertos no litoral de Shanklin, um resort à beira-mar na ilha, no ano passado.

Esses sacos de ar, que também são vistos em pássaros modernos, eram extensões do pulmão, disseram os pesquisadores, e é provável que ajudem a abastecer um sistema respiratório eficiente ao mesmo tempo em que tornam o esqueleto mais leve.

Um dos descobridores, Robin Ward, um caçador de fósseis de Stratford-upon-Avon, no centro da Inglaterra, disse: "A alegria de encontrar os ossos que descobrimos foi absolutamente fantástica."

"Achei que eram especiais e os levei quando visitamos o Dinosaur Isle Museum", afirmou ele. "Eles perceberam imediatamente que eram algo raro e perguntaram se poderíamos doá-los ao museu para uma pesquisa completa."

James Lockyer, de Spalding, Lincolnshire, no leste da Inglaterra, também estava visitando a ilha quando encontrou outro osso.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade