O pintor francês Georges Mathieu, pai da abstração lírica e precursor do "happening", morreu no domingo, aos 91 anos, em um hospital de Paris, anunciou a família.
Georges Victor Mathieu d'Escaudoeuvres, conhecido apenas como Georges Mathieu, foi um dos pintores mais famosos do mundo nas décadas de 60 e 70. Chegou a ocupar o papel de artista oficial na França.
Nascido em 1921 em Boulogne-sur-mer (Pas-de-Calais), Mathieu foi o primeiro artista francês a reagir violentamente contra a abstração geométrica. Precursor dos "happenings", a partir de 1947 organizou uma série de manifestações a favor da arte liberada de todas as condicionantes do classicismo. Batizou esta tendência de "abstração lítica", privilegiando em sua pintura o traço, o movimento e a emoção.
Morreu na manhã desta quarta-feira (6), aos 91 anos, Ray Bradbury, autor de Fahrenheit 451
Foto: Getty Images
A causa da morte não foi divulgada
Foto: Getty Images
A notícia foi confirmada pela família e por seu biógrafo, Sam Weller
Foto: Getty Images
"Se eu tivesse que fazer qualquer declaração, diria o quanto o amo e sinto sua falta. Estou ansioso para ouvir as memórias sobre ele, que influenciou diversos artistas, escritores, professores e cientistas", disse seu neto Danny Karapetian
Foto: Getty Images
"Seu legado está em livros, cinema, televisão e teatro, mas o mais importante, nas mentes e corações de qualquer um que lê, porque essa é a melhor forma de conhecê-lo", completou Karapetian
Foto: Getty Images
Compartilhar
Publicidade
Todos os direitos de reprodução e representação reservados.