Morre o cartunista Jean Tabary, criador do vizir Iznogoud
O cartunista Jean Tabary, criador junto com o roteirista René Goscinny do vizir Iznogoud, famoso pela frase "eu quero ser califa no lugar do califa", morreu na noite de quinta-feira (18), aos 81 anos, informaram nesta sexta-feira (19) à Agência Efe seus familiares.
Tabary nasceu em 5 de março de 1930 em Estocolmo (Suécia) e começou no mundo das histórias em quadrinhos com as aventuras de Richard et Charlie. Em 1958, criou Totoche e todo seu grupo de amigos, que acabaram lhe rendendo fama internacional.
Nas histórias do vizir Iznogoud, o personagem tenta destronar o califa de Bagdá, um homem respeitado pelo povo, que permanece inatingível apesar das más intenções de seu opositor.
"Ainda é cedo para começarmos a pensar no futuro sem ele, mas é evidente que vamos tentar fazer com que todas as suas criações cheguem de novo ao maior número possível de pessoas, para que se descubra a riqueza de tudo o que fez", disse à Efe a filha do cartunista.
Tabary, que mesmo com a morte de Goscinny em 1977 prosseguiu com as aventuras de Iznogoud, será enterrado na próxima terça-feira (23) em Pont-l'Abbé-d'Arnoult, França, onde vivia há mais de 30 anos.