Script = https://s1.trrsf.com/update-1779108912/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

Itália realizará 1ª festival totalmente dedicado ao cinema surdo 

Evento apresenta mais de 30 obras internacionais com foco na linguagem visual

20 mai 2026 - 15h17
(atualizado às 16h07)
Compartilhar
Exibir comentários

 A cidade de Mestre, província de Veneza, norte da Itália, receberá entre 22 e 24 de maio a primeira mostra no país totalmente dedicada ao cinema surdo.

Província de Veneza receberá 1º festival totalmente voltado ao cinema surdo
Província de Veneza receberá 1º festival totalmente voltado ao cinema surdo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O Itinerant Deaf Cinema Festival ("Festival Itinerante de Cinema Surdo"), que ocorrerá no espaço M9, busca oferecer uma experiência imersiva e radical que se concentra na linguagem visual, no corpo, nos gestos e no espaço.

Dessa forma, não se trata apenas de um evento "acessível", mas de um lugar onde o cinema muda perspectivas, através do ritmo das imagens substituindo o das palavras e onde a linguagem gestual, os corpos e a dimensão visual se tornam ferramentas narrativas, artísticas e políticas.

A programação do festival exibirá mais de 30 obras internacionais, incluindo curtas-metragens, documentários, animações e filmes experimentais de todo o mundo.

Para completar, haverá debates, performances e workshops que prometem transformar o M9 em um ponto de encontro para as comunidades surda e ouvinte, ao propor cinema e experimentação, entretenimento e reflexão.

O Itinerant Deaf Cinema Festival "não é um evento 'inclusivo' no sentido convencional, mas um lugar onde as linguagens se misturam, são questionadas e transformadas", declarou o diretor artístico da atividade, Fabio Zamparo. 

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra