Frans Krajcberg será homenageado com pavilhão em SP
Na manhã deste domingo (9), no Parque do Carmo, em São Paulo, foi lançada a pedra fundamental do Pavilhão Krajcberg, que contará com espaços destinados à educação ambiental, à reflexão e à contemplação da natureza presente no local. O pavilhão é uma homenagem ao artista plástico Frans Krajcberg, polonês radicado no Brasil, e reservará uma área dedicada às suas obras e seus ideais de preservação. A cerimônia de lançamento contou com a presença do prefeito Gilberto Kassab.
Com orçamento previsto de R$ 5,5 milhões, o projeto prevê um edifício de 1.650 metros quadrados que abrigará pelo menos 30 esculturas em madeira do artista, pertencentes ao seu acervo e intermediadas pelo Museu da Arte Moderna (MAM), órgão que administra suas obras. Ele será dividido em dois blocos: um receberá exposições e outro servirá de apoio. Uma área será reservada para receber uma exposição de fotografias de Frans Krajcberg, registrando a destruição da natureza, além de um espaço de sensibilização com cheiros e sons da mata.
No bloco de apoio ficarão equipamentos complementares das exposições, como biblioteca e sala de projeções, além de áreas de manutenção, setor administrativo e banheiros. A laje deste bloco servirá como um mirante de observação do parque. Serão realizados ainda workshops e palestras sobre educação com ênfase na sensibilização ambiental, agregando ao projeto conceitos e dispositivos capazes de evidenciar a relação entre arte e meio ambiente.
O artista
Nascido em 12 de abril de 1921 na cidade de Kozienice, na Polônia, e naturalizado brasileiro, Frans Krajcberg é pintor, escultor, gravador e fotógrafo. O artista é uma referência por sua consciência ambiental, principalmente por sua relação com a Amazônia, num período em que pouca gente se dedicava a explorar esse tema. Atualmente, o artista tem se dedicado à fotografia.