Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Enoturismo italiano vale 3 bilhões de euros e 'pode crescer'

Novo ministro do Turismo pretende investir no setor

13 abr 2026 - 12h13
(atualizado às 12h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O novo ministro do Turismo na Itália, Gianmarco Mazzi, avaliou positivamente o enoturismo no país e disse que esse setor vale 3 bilhões de euros, com chances de crescimento mesmo em um cenário de crise.

Mazzi afirmou que enoturismo traz 'muitos benefícios'
Mazzi afirmou que enoturismo traz 'muitos benefícios'
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Acredito que o enoturismo seja realmente uma oportunidade que vale a pena explorar, pois oferece muitos benefícios", declarou Mazzi à imprensa na 57ª edição da Vinitaly, em Verona, citando vantagens empresariais e econômicas.

"Levar turistas às vinícolas significa ativar as vendas diretas, o que é uma opção muito valiosa e de menor custo", exemplificou o ministro, citando ainda benefícios socioculturais, "porque leva os visitantes a lugares fora dos centros urbanos, sendo, portanto, uma das possíveis respostas ao turismo de massa".

Mazzi, que assumiu o cargo no início de abril, acredita que um passeio em produtores de vinhos "ativa o boca a boca", sendo esta "a mais forte comunicação" que existe. Dessa forma, ele afirmou que pretende conduzir muitos dos trabalhos do ministério em atividades ligadas ao enoturismo.

A Vinitaly, que ocorre no centro de exposições Veronafiere até quarta-feira (15), é uma das mais consagradas feiras do setor vinícola do mundo.

Um recente estudo apontou a Itália como a maior produtora de vinhos do planeta, representando 22% do mercado global.

Apesar da liderança no ranking, 2025 não foi considerado um ano tão positivo para o setor, já que as exportações recuaram 3,7%, especialmente nos segmentos de vinhos tintos e rosés.

Ansa - Brasil
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra