Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conheça objetos de design 'made in Italy' não tão famosos

Tradição italiana une alta qualidade com trabalho artesanal

19 nov 2021 - 15h12
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Por Luciana Ribeiro - O design italiano é reconhecido mundialmente pela individualidade e estética de peças icônicas que se tornaram referência. No entanto, alguns produtos ?made in Italy? ainda não são muito identificados como tal, apesar das características típicas do ?Belpaese?.

Conheça objetos de design 'made in Italy' não tão famosos
Conheça objetos de design 'made in Italy' não tão famosos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Ao longo dos anos, muitos objetos entraram para o imaginário coletivo graças a seu design original ou simplesmente porque foram símbolos de uma época, como a cafeteira Moka, as poltronas Frau e Sacco e as scooters Lambretta e Vespa.

A garrafinha da Campari soda, idealizada nos anos 1930 pelo artista do movimento futurista Fortunato Depero, e o abajur Eclisse também são facilmente reconhecidos como ?made in Italy?. Mas existem alguns produtos que, mesmo sendo extremamente conceituados, nem sempre são identificados como italianos.

?Tem peças que no Brasil a gente não sabe que são italianas, porque é muito difícil definir esse traço do ?made in Italy?. No entanto, existem algumas características que se sobrassem, como a genialidade, a atenção aos pequenos detalhes. É possível ver muito isso no mobiliário?, disse à ANSA o diretor acadêmico do Instituto Europeu de Design (IED), Stefano Carta, citando como exemplo o espremedor Juicy Salif, da Alessi, empresa histórica da Itália.

Segundo Carta, o design italiano sempre foi caracterizado por uma gama de projetos ?com grande contemporaneidade, humanidade e com bases simples, pensados para agradar e ser utilizado por todos?.

?O ?made in Italy? nunca foi um design elitizado?, acrescentou o diretor do IED, reconhecendo, por outro lado, que a alta qualidade das peças e o trabalho artesanal levaram a preços mais elevados.

?Desde a parte dos protótipos, a qualidade do ?fatto a mano? [feito à mão], como se diz na Itália, foi e ainda hoje é a base do made in Italy, tendo em vista a atenção aos pequenos detalhes, onde cada coisa é perfeitamente escolhida para que esteja exatamente naquele produto?, explicou.

Entre os móveis que carregam essas características e nem sempre são relacionados ao estilo italiano está a cadeira Bertoia, desenvolvida pelo artista Harry Bertoia em 1952, com aparência de filigrana e assento e encosto formados por hastes de aço soldadas.

A lista também conta com a chamada ?Superleggera? (?muito leve?, em português), cadeira projetada por Gio Ponti em 1957 para a empresa de móveis Cassina. Com design esquelético e assento de palha, o produto é fabricado pela marca até hoje.

Na época, sua leveza foi demonstrada por fotografias de crianças levantando-a despreocupadamente com apenas um dedo, tornando a cadeira um dos ícones do design italiano no pós-guerra.

Além desses itens, é possível citar a poltrona Bowl, criada em 1951 pela arquiteta e designer italiana Lina Bo Bardi, com uma forma esférica que permite que o assento se mova pela estrutura metálica.

Outro clássico é o banco Mezzadro, projetado pelos irmãos Achille Castiglioni e Pier Giacomo em 1954 e inspirado em uma escultura do pintor francês Marcel Duchamp. A peça é uma das mais desejadas por colecionadores e se caracteriza por uma estrutura em aço cromado, assento em metal pintado e apoio de pés em madeira natural.

Para o diretor do Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, Michele Gialdroni, ?a força da Itália no design sempre foi a capacidade de juntar uma tradição artesanal muito forte, que vem da história da cultura italiana, com as competências das regiões?.

?O design italiano une a decoração com a pulsionalidade dos objetos modernos, em uma junção bastante peculiar?, concluiu.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade