Brasileiro Eduardo Kobra grafita pela primeira vez no México
No último sábado (31), Eduardo Kobra terminou seu primeiro grafite no México, em San Miguel de Allende, cidade declarada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, em 2008, no estado de Guanajuato.
Ele pintou com Agnaldo Brito o mural Mariachi na fachada de nove metros de altura por 14 de comprimento do hotel Matilda. "Retratamos um mariachi dentro do projeto em que faço releituras com imagens icônicas dos lugares por onde passo. Nesta obra, o Mariachi está tocando e de seu instrumento saem cores, que fluem e interagem com a arquitetura clássica da cidade. Assim, preservamos o Centro Histórico e de forma alguma agredimos o espaço. Respeitamos o local e fazemos a releitura do personagem com cores típicas brasileiras. No chapéu se percebe as bandeiras do México e do Brasil e, entre elas, há um pequeno coração", disse o artista.
O governador do estado de Guanajuato colocou no local, permanentemente, policiais de plantão para que garantissem a tranquilidade dos artistas durante o trabalho. “Foi a primeira vez em minha carreira que acontece isso. Agradecemos o apoio, mas conversamos muito para que isso não inibisse de forma alguma a aproximação das pessoas, já que um dos aspectos mais fascinantes do nosso trabalho é justamente a interação com as pessoas que adoram perguntar, conversar e tirar fotografias”, contou.
Na segunda-feira (2) no Brasil, Kobra fará uma ntervenção em dois grandes tanques de armazenamento de gases da empresa Linde na rodovia Cônego Domenico Rangoni, no trecho que liga Cubatão ao Guarujá. No início de maio, ele fez um mural em Roma e abriu sua primeira exposição individual no exterior.