0

10 curiosidades sobre o gênio italiano Leonardo da Vinci

São Paulo inaugura mostra imersiva do artista italiano

31 out 2019
15h50
atualizado às 16h00
  • separator
  • 0
  • comentários

No ano em que são recordados os 500 anos da morte de Leonardo da Vinci, a cidade de São Paulo ganhará a partir do próximo dia 2 uma mostra imersiva sobre o gênio renascentista italiano.  

São Paulo inaugura dai 2 mostra imersiva do artista italiano
São Paulo inaugura dai 2 mostra imersiva do artista italiano
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A exposição "Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio" ficará aberta ao público até 1 de março, no MIS Experience. A mostra reúne cerca de 300 itens, como reproduções de cadernos, desenhos e projetos do artista, que pintou "Mona Lisa" e "A Última Ceia".   

Confira 10 curiosidades sobre o Leonardo da Vinci:

1) Leonardo di Ser Piero da Vinci nasceu em 15 de abril de 1452, no vilarejo de Anchiano, que fica na cidade de Vinci, na Toscana. Era filho ilegítimo, tido fora do casamento. Seu pai seria um rico tabelião, e sua mãe, uma camponesa.

2) O artista teria vivido até os cinco anos com sua mãe. Depois, teria passado a morar com seu pai, avós e tios. Mas nunca recebeu uma educação formal, apenas instruções em casa de leitura, escrita e matemática.

3) Da Vinci era canhoto e, para não borrar os papeis, costumava escrever da direita para a esquerda e de maneira espelhada. Alguns historiadores alegam que a escrita espelhada também seria uma maneira de afastar plagiadores.

4) Aos 14 anos, Da Vinci foi aprendiz de Andrea di Cione, conhecido como Verrocchio, um famoso pintor e escultor da sua época. Dizem que o jovem teria colaborado com o mestre no quadro "O Batismo de Cristo" (1475). Assustado com o talento do pupilo, Verrocchio decidiu nunca mais se arriscar na pintura.

5) Registros da corte florentina de 1476 mostram que Da Vinci e outros 3 jovens foram, à época, acusados de sodomia. Eles teriam sido flagrados em relações homossexuais com um prostituto. O gênio "desapareceu" por dois anos após o episódio.    

6) Da Vinci e Michelangelo não se davam bem. Os dois artistas viveram na mesma época e trocavam críticas em relação a seus trabalhos.

7) Leonardo Da Vinci desenvolveu pesquisas e conhecimento em várias áreas. Ele explicou porque o céu era azul, desenhou projetos para lentes de contato, tanques de guerra, pontes, energia solar, calculadora, máquinas voadoras, paraquedas e helicópteros. Alguns projetos foram colocados em prática atualmente e funcionam.

8) O artista também foi um grande estudioso da anatomia. Da Vinci dissecava corpos e fazia desenhos e anotações precisos sobre a musculatura e os órgãos humanos.

9) Quando seu pai morreu, seus irmãos mais novos conseguiram deserda-lo pelo fato de ser bastardo. Mas Da Vinci herdou, anos depois, as posses de seu tio. Em seu testamento, em um gesto inusitado, Da Vinci deixou os próprios bens para seus irmãos.

10) Da Vinci chegou a apresentar suas ideias à poderosa família Médici, porém foi humilhado pela sua origem ilegítima. Sem se abalar, o artista procurou o rival, Ludovico Sforza, de Milão, que o patrocinou.

Ansa - Brasil   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade