PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ainda dá tempo de decorar para o Natal: 3 enfeites criativos para fazer em casa

Conheça opções e saiba como usar adornos feitos com materiais biodegradáveis que não causam danos ao meio ambiente em ideias originais, como frutas desidratadas

17 dez 2023 - 17h11
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Home It

Todos os anos, toneladas de enfeites de Natal são descartados de forma inadequada, causando sérios danos ao meio-ambiente. Existem, no entanto, boas opções para quem pretende celebrar a data de maneira mais sustentável. Elaborar enfeites com frutas cítricas desidratadas, por exemplo, é uma alternativa de efeito e bastante acessível. O que nesta época do ano, em função dos gastos com festas e presentes, a torna ainda mais atraente.

"Comecei por cortar laranjas em fatias com cerca de 13 mm de espessura. Depois coloquei as lascas em uma forma e as levei ao forno para secar em temperatura baixa, em torno de 150°C. Quando percebi que já estavam no ponto, foi só esperar esfriar", explica a arquiteta Flávia Campos (@flaviacampos.arq). Uma das três convidadas que, a pedido do Estadão, elaboraram adornos natalinos biodegradáveis, com base em frutas dessecadas.

"O que achei mais legal no processo foi que consegui envolver meu filho Luca, de dois anos e meio, em todas as etapas da montagem: da compra e secagem das frutas à colocação das velas. E, o mais interessante é que ele logo ligou o enfeite ao Natal ", conta ela. "Como elementos complementares, pensei em galhos de alecrim e folhas de eucalipto. E, para completar, polvilhei grãos de romãs, trazendo um pouco do tradicional vermelho natalino".

  • Centro de mesa

Comece por espalhar folhas de louro, além de galhos de alecrim e de eucalipto, ervas reconhecidamente aromáticas, diretamente sobre a superfície da mesa. Em seguida, posicione três velas de altura variável - uma delas revestida por fios de sisal para criar contraste - no centro da composição. Termine por espalhar as lascas de laranja secas e algumas fisális, em torno do conjunto e complete com paus de canela e grãos de romã.

  • Enfeite para a árvore

As laranjas dessecadas podem ser dispostas diretamente sobre a árvore. Fure a área próxima à casca com um palito e, através do orifício, passe um pequeno pedaço de barbante, sisal ou fita. Dê um laço e o enfeite está pronto para ser pendurado. Para variar, se a fruta tiver uma casca resistente, é possível criar um segundo tipo de ornamento. Basta pendurar uma rodela de outra cor ou tipo, na extremidade da primeira.

Por fim, segundo as profissionais, terminado o Natal, você não precisa, necessariamente, descartar as frutas desidratadas empregadas na confecção de seus enfeites. Basta acondicionar o material em um recipiente de vidro hermeticamente fechado, com um pouco de arroz no fundo para absorver a umidade, e elas podem durar anos. Portanto, mãos à obra. E boas festas!

Sala de TV elege os melhores do ano em 2023; confira os vencedores Sala de TV elege os melhores do ano em 2023; confira os vencedores

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade