PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jundiaí ganha primeira rua com área dedicada à primeira infância

16 abr 2024 - 22h44
(atualizado em 17/4/2024 às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Jundiaí, no interior de São Paulo, deu um passo importante para criar espaços mais seguros e acolhedores para a primeira infância.

Foto: Ateliê Navio / Meu Passeio

Isso porque, o município implementou seu primeiro projeto-piloto de Rua Completa, transformando a rua Lacerda Franco em uma área dedicada à infância. Tal mudança redistribuiu o espaço da via de forma mais democrática, incluindo uma ciclofaixa, calçadas maiores e medidas para tornar o tráfego mais seguro.

O projeto, desenvolvido pela prefeitura em parceria com o Ateliê Navio e com o apoio técnico do WRI Brasil, faz parte das atividades da Urban95 e integra a Rede Ruas Completas SP, composta por 20 cidades paulistas comprometidas com a redução de acidentes de trânsito.

Essa iniciativa está inserida na Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, que busca tornar as ruas mais seguras em todo o mundo.

Primeira infância em foco

sp_criancas_passeio_jundiai_rua_completa_emeb_wilma_nalim_maio_amarelo_transito_01
sp_criancas_passeio_jundiai_rua_completa_emeb_wilma_nalim_maio_amarelo_transito_01
Foto: Meu Passeio

A rua Lacerda Franco faz parte da Área da Infância de Jundiaí desde 2021. Lá, a Fábrica das Infâncias Japy oferece atividades educativas, culturais e contato com a natureza em um parque. A área ao redor foi renovada para que as crianças possam brincar com segurança e acessar espaços públicos.

Nessa mudança, cerca de 400 metros da rua foram transformados com materiais simples para criar mais espaço para pedestres e ciclistas. Isso incluiu uma ciclofaixa, ampliação de calçadas, mais bancos e medidas para proteger as crianças e outros usuários, criando novos locais para conviver.

O que é a área da infância?

A Área da Infância é a realização dos desejos das crianças e um marco no planejamento urbano voltado para a segurança e diversão das famílias. Composta por três elementos-chave, esta iniciativa visa proporcionar experiências enriquecedoras para os pequenos exploradores urbanos:

  1. Equipamento público: Essenciais para atender às famílias e crianças, os equipamentos de referência desempenham um papel vital nas Áreas da Infância. Na primeira implementação em Jundiaí, destaca-se a Fábrica das Infâncias Japy, a sede do Comitê das Crianças, que oferece uma base acolhedora para atividades e aprendizado.
  2. Espaços naturalizados: O segundo elemento são os espaços ao ar livre, onde a natureza se transforma em playground. Com brinquedos feitos a partir de elementos naturais, como galhos, pedras e água, esses locais estimulam brincadeiras ativas e não estruturadas, permitindo que as crianças liberem sua criatividade e fortaleçam sua conexão com o ambiente urbano.
  3. Urbanismo tático: Este componente é responsável por criar um novo desenho urbano que prioriza pedestres e, especialmente, as crianças. Ele abrange a implementação de travessias seguras, espaços para pedestres ampliados e a adição de elementos lúdicos para estimular as mentes jovens.

Um modelo inovador em Jundiaí

O projeto da Área da Infância em Jundiaí foi desenvolvido pelo @atelienavio, dentro da iniciativa Urban95. Esta cidade se tornou um pioneiro na criação de ambientes urbanos que valorizam as crianças e suas experiências. A visão é expandir essas áreas para todos os bairros de Jundiaí, oferecendo a oportunidade para todas as famílias desfrutarem dos benefícios dessas ruas completas voltadas para crianças.

Menos velocidade para o bem estar de todos

A velocidade máxima para veículos também foi reduzida, passando a ser de 30 km/h, indicando que é uma área segura para crianças.

Assim, se antes as motos iam a 50 km/h, agora vão a 20 km/h, carros iam a 40 km/h, agora vão a 20 km/h, especialmente perto da entrada da Fábrica das Infâncias Japy. Isso pode evitar acidentes.

Fonte: Wri Brasil e Prefeitura de Jundiaí

Dados do passeio:

Meu Passeio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade